Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Goleadas incriveis

Embora não seja reconhecida pela FIFA, a maior goleada acontecida no futebol mundial em todos os tempos, foi no jogo entre os times do A.S. Adema X Stade Olympique, pelo Campeonato Nacional de Madagascar, em 1902. Por incrivel que pareça, o AS Edema venceu pelo quase inacreditável escore de 149 X 0. 
                      
Masresultado do jogo não significou uma diferença técnica enorme entre um clube e outro. Na verdade, o Stade Olympique fez uma espécie de protesto pelas arbitragens que prejudicaram a equipe no desenrolar do campeonato nacional.

O técnico Ratsimandresy Ratsarazaka mandou que seus jogadores marcassem quantos gols contra pudessem. O curioso é que todos os 124 gols foram contra. O resultado foi a estratosférica goleada, que não foi reconhecida pela FIFA como a maior da história do futebol.

Para a entidade que rege o futebol mundial, o maior escore se verificou no jogo Austrália 31 X 0 Samoa Americana, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo, realizado  em 11 de abril de 2001. O atacante Archie Thompson marcou 13 gols, estabelecendo o recorde de gols de um jogador em uma única partida, que se mantém até os dias de hoje.

Mas se tem registros de escores maiores, ocorridos na Copa da Escócia, no longiquo ano de 1885, quando o Arbroatch aplicou 36 X 0 no Bon Accord. No mesmo dia se verificou aquela que seria a segunda maior goleada da história, Dundee Harp 35 X 0 Aberdeen Rovers.

Também fica em dúvida o recorde de Archie Tompson, pois no jogo em que Abroatch fez 36 X 0, seu jogador John Petrie marcou igualmente 13 gols. Nesse jogo inusitado, o goleiro John Milne, do time vencedor, não tocou na bola uma única vez.
Na goleada do Dundee Harp, o juiz se perdeu na contagem de gols e pensava que o resultado tinha sido 37 X 0, mas foi corrigidonpelos próprios jogadores do onze vencedor, que admitiram terem feito “só” 35 gols.

No Brasil a maior goleada aconteceu no Campeonato Carioca de 1909, quando o Botafogo aplicou 24 X 0 no S.C. Mangueira. O jogo foi disputado no campo da rua Voluntários da Pátria, no dia 30 de maio daquele ano.   
      
O Botafogo mandou a campo Coggin - Raul Rodrigues e Dinorah - Rolando de Lamare - Lulu Rocha e Edgard Pullen - Henrique Teixeira - Flávio Ramos - Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré. O Mangueira jogou com Luiz Guimarães - José Perez e Carlos Mongey – Victor - Jonas Cunha e Justino Fortes - Alberto Rocha - João Pereira - Menezes e Maranhão.

No campeonato Paulista a maior goleada registrou-se em 16 de maio de 1920, quando o Paulistano aplicou 12 X 0 na A.A. das Palmeiras. As segubndas maiores goleadas foram: 28 de agosto de 1921, Paulistano 12 X Ypiranga; 3 de maio de 1927, Corinthians 12 X 1 Ypiranga; 27 de agosto de 1933, São Paulo da Floresta 12 x 1 Sírio; 8 de julho de 1945, São Paulo 12 X 1 Jabaquara e 19 de novembro de 1959, Santos 12 X 1 Ponte Preta.

No Campeonato Gaúcho a maior goleada foi registrada em 1976, quando o Internacional fez 14 X 0 no Ferro Carril, de Uruguaiana. Dois times de São Gabriel levaram goleadas também homéricas: Novo Hamburgo 11 x 0 Botafogo, em 1936, e Bagé 11 X 1 Atlético, em 1926.

No Campeonato Mineiro o maior escore é dividido etre Cruzeiro e América, que fizeram o mesmo escore. O Cruzeiro ganhou de 14 X 0 do Alves Nogueira, de Sabará, em 1928, com 10 gols de Ninão. O América bateu o Palmeiras, de Belo Horizonte, também por 14 X 0, coincidentemente, no mesmo ano.

No Campeonato Brasileiro a maior goleada até hoje, aconteceu no jogo Corinthians 10 X 1 Tiradentes, do Piauí, disputada no dia 9 de fevereiro de 1983, no Estádio do Canindé. (Pesquisa: Nilo Dias)

Para a FIFA, a maior goleada de toda a história do futebol aconteceu no jogo Austrália 31 X 0 Samoa Americana . (Foto: Divulgação)