Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Os 100 anos do Serrano F.C.

O Serrano Foot Ball Club, da cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro é mais um clube centenário do futebol brasileiro. Sua fundação aconteceu no dia 29 de junho de 1915, quando um grupo de dirigentes do extinto Terra Santa Futebol Clube, insatisfeitos com a situação do time, decidiram se reunir para fazer mudanças.

A reunião ocorreu exatamente no dia em que a cidade festejava a data de São Pedro. O nome Serrano foi sugerido por Guilherme Frederico Kozlowsky, um dos desportistas que participaram da fundação do clube. As cores escolhidas foram o azul e o branco. Seu primeiro presidente foi o desportista Antônio Marques.

O Serrano foi o primeiro clube campeão oficial do município. Na conquista do tricampeonato, o time começou a despertar a atenção dos demais adversários. Considerado um dos emergentes do futebol do Rio de Janeiro, o Serrano misturava bom futebol com a paixão de sua torcida.

O clube não se restringiu apenas ao futebol, teve equipes de hóquei, uma das mais fortes do Brasil, basquete, tênis de mesa, vôlei, entre outros. Mas foi no futebol, que o clube fez história, principalmente depois que ingressou no profissionalismo, em 1979.

Algumas datas importantes na história do clube. Em 1918, por iniciativa do Serrano, foi fundada a Liga Petropolitana de Esportes, oficializando dessa maneira o futebol na cidade. No primeiro campeonato organizado pela entidade o campeão foi o Serrano.

Em 1920 o clube se tornou conhecido nacionalmente ao disputar um jogo amistoso contra o Fluminense, do Rio de Janeiro, que na época era a capital do país.

O primeiro título importante da história do Serrano veio em 1925, quando goleou o Fluminense A.C., de Niterói por 4 X 0 na partida final, se sagrando “Campeão Fluminense de Futebol”.

Em 1945, um concurso público promovido pelo jornal “Tribuna de Petrópolis”, elegeu o Serrano como o clube “Mais querido da cidade“. Em 1945, depois de derrotar o Goytacaz F.C., de Campos, na partida final, o Serrano conquistou seu segundo título do “Campeonato Fluminense de Futebol”.

Em 7 de julho de 1951 foi inaugurado o Estádio Atílio Marotti, de propriedade do clube, localizado na Rua Madre Francisca Pia, 400, que possui capacidade atual para 15 mil espectadores. Seu estádio. 


A partida inaugural foi Serrano 1 X 3 Olaria. O primeiro gol na nova praça de esportes foi anotado pelo jogador Jair, do Olaria. O público recorde no estádio foi no jogo Serrano 1 x 0 Flamengo, em 19 de novembro de 1980, com 14.994 pessoas.

Em 1956, com 100% de aproveitamento, o Serrano conquistou o título de campeão da “Zona Metropolitana”,  do Campeonato Fluminense de Futebol e classificou-se para as finais, não realizadas por falta de datas.

Em 1980, o Serrano participou da Primeira Divisão do Campeonato Carioca. Naquela edição, o clube petropolitano enfrentou o Flamengo, então tricampeão carioca e campeão brasileiro. O rubro-negro tinha um time repleto de craques, como Zico, Tita, Adílio, Leandro e Júnior.

Na partida disputada em uma noite chuvosa e fria no Estádio Atílio Marotti, o Serrano ganhou o jogo por 1 X 0, gol do jogador Anapolina, o que acabo com o sonho flamenguista de conquistar o tetracampeonato carioca.

O lance fatal aconteceu aos 19 minutos de jogo, quando o ponta-esquerda Elimar Cerqueira, conhecido como Anapolina, que era o terceiro reserva do time e que só entrou em campo porque o titular foi vendido, dias antes, tomou a bola de Zico no meio-campo e passou para Humberto.

O lateral passou para o centroavante Luiz Carlos, que tentou o chute a gol, mas a bola tocou em Júnior e tirou os zagueiros rubro-negros do lance, do que se aproveitou Anapolina que bateu forte sem chances para Raul Plassmann. O Flamengo atacou de todas as formas em busca do gol de empate, mas esbarrou na firme atuação do goleiro Acácio, que fez defesas estupendas.

Em 1992 foi campeão da Segunda Divisão Estadual. Em 1999 foi bicampeão da Segunda Divisão Estadual. Em 2005 e 2006, o Serrano participou do Campeonato Carioca da 2ª Divisão, fazendo uma campanha pífia, terminando em último lugar.

Em 2007, o clube não participou de nenhum campeonato profissional. Mas, em 2008 houve o retorno do clube aos campeonatos profissionais, disputando o Campeonato Carioca da “Segunda Divisão”.

Porém, com a pior campanha da competição, foi rebaixado para a Terceira divisão estadual. Em 2012, foi eliminado da “Terceira Divisão” do campeonato carioca, mais uma vez, na segunda fase da competição.

O Serrano F.C., em 2011, passou a adotar um novo modelo de gestão, rumo à profissionalização, similar ao implantado no Real Madrid no início do milênio.

O objetivo é ter interlocutores à altura das exigências do mercado esportivo atual, onde além de torcedores e sócios, ter os veículos de comunicação, anunciantes, agentes de jogadores, parcerias e investidores de várias naturezas.

Títulos conquistados. Campeonato Citadino de Petrópolis (1918, 1919, 1920, 1930, 1931, 1932, 1933, 1936, 1939, 1945, 1957 e 1967); Campeão Fluminense (1925 e 1945); Campeão Carioca da 2ª Divisão (1992 e 1999); Campeão Carioca da 3ª Divisão, categoria de Juniores (2011)

Treinadores de destaque; Renê Simões, Marcelo Buarque e Manoel Neto. Jogadores de destaque no passado: Adriano, o goleiro Acácio, que foi reserva na Copa do Mundo de 1990, Átila, Anapolina, que em 1980 eliminou as chances do Flamengo de conquistar o tetracampeonato estadual, Maurício Copertino, Fabinho, Índio, Israel, Alexandre Dragão, Rafael, Botelho Miranda, Garrincha, um dos maiores craques brasileiros, Jorge Demolidor, Marcão, Milton, que integrou a Seleção Brasileira Olímpica de 1988, Willian, Wagner Ponce, Jorge Luiz, Estrela, Jesse, Alex Arruda, Silmar, Ricardo Fernandes, Sando Emílio, Alex Guimarães e Leandro Ávila. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do Serrano em 1915. (Foto: www.wikipédia.org)