Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Um estádio mal assombrado no interior paulista

Tempos atrás eu contei neste espaço a história das assombrações que rondam o Estádio Alberto J. Armando, o famoso “La Bombonera”, do Boca Juniors, em Buenos Aires. Eu pensei que fosse caso único no futebol mundial, mas não é. Aqui no Brasil temos também um estádio mal assombrado, o “Stavros Papadopoulos”, em Jacareí, cidade do interior de São Paulo, onde o Jacareí Atlético Clube, equipe da 2ª Divisão Paulista, manda seus jogos.

O estádio, ao que se sabe, foi construído em cima de um antigo cemitério indigena, o que talvez explique a fama do lugar. O historiador e ex-prefeito da cidade, Benedicto Sérgio Lencioni, que já escreveu oito livros sobre o município, confirma essa versão, contando que o estádio foi erguido em uma região onde existiu, há muito tempo, um sítio arqueológico indígena.

Muitos jogadores do clube relatam fatos misteriosos que acontecem por lá. O local onde moram os atletas fica debaixo de uma arquibancada. Luzes, só existem dentro dos alojamentos, no banheiro e na cozinha. No corredor, onde sombras se estendem pelas paredes, na arquibancada e no gramado, a escuridão é total durante a noite. O lugar se transforma em algo assustador.

Os jogadores usam lanternas para se locomoverem. Dividem os alojamentos com ratos, que circulam por todos os lados. Nas proximidades do estádio é comum a colocação de oferendas para rituais de magia negra, como bebidas, velas e pipocas. Até um vaso quebrado e uma carta já foram encontradas por lá.

Depois de chegarem aos alojamentos, ninguém se atreve mais a sair, só quando o dia amanhece. A história é conhecida em toda a cidade e alguns moradores consideram tudo uma lenda. Porém, os 22 jogadores com idade entre 17 e 24 anos que moram no estádio, garantem que tudo é verdade, que já escutaram barulhos estranhos e viram vultos andando pelos corredores.

Os relatos vão desde sons misteriosos até a aparição de espíritos nos quartos dos atletas. Éderson, um ex-zagueiro do Jacareí conta que uma noite, em meio à escuridão do estádio, dormia no alojamento dos fundos, junto do colega Douglas, quando viu um espírito. Eram três horas da madrugada, acordou e se deparou com um vulto branco ao lado do colchão do amigo.

Bastante assustado, forçou a visão, e o vulto se tornou nítido. Era uma mulher que estava lá. Levantou-se e saiu rapidamente do quarto. Dias depois, Douglas revelou que teve pesadelos e sentiu o corpo pesado. E falou sobre o episódio da madrugada, perguntando se Éverton havia levado alguma mulher para o alojamento. Mostrou um retrato, dizendo ser da sua ex-noiva. E o companheiro confirmou que fora ela que apareceu no quarto.

O zagueiro também disse que muitas vezes conversava pelo telefone com seus pais, por volta de meia-noite, na beira do gramado e sempre sentia que havia alguém atrás dele. Outros jogadores contam que sentavam nas arquibancadas durante a noite para conversar e viam vultos dentro do campo.

O Estádio Stravos Papadopoulos foi inaugurado no dia 27 de maio de 2001, com o jogo entre Jacareí A.C. X G.R. Osan, de Indaiatuba, que terminou empatado em 1 X 1. O primeiro gol no estádio foi obra do jogador Rosinaldo, do Osan. O nome é uma homenagem ao empresário grego Stravos Papadopoulos que chegou a fazer uma parceria com o clube. (Pesquisa: Nilo Dias)


Debaixo desse lance de arquibancadas fica o dormitório dos atletas. (Foto: Orlando Lacanna)