Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 25 de maio de 2014

Morre ex-artilheiro do Fluminense

Morreu hoje aos 54 anos de idade, o ex-jogador de futebol Washington César Santos, ou simplesmente Washington, centroavante que se destacou no Atlético Paranaense e Fluminense, do Rio de Janeiro.

Ele sofria de esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa e progressiva, a mesma que afeta o famoso físico e cosmólogo, Stephen Hawking. Washington foi encontrado morto em sua casa, em Curitiba.

Nos últimos meses, o ex-jogador era acompanhado diariamente por uma equipe médica, paga pela Unimed, patrocinadora do Fluminense. O Atlético Paranaense também ajudava financeiramente o seu ex-atleta, inclusive com campanhas de marketing.

Em 2009, quando de um jogo entre Fluminense X Atlético Paranaense, no Maracanã, o clube carioca organizou o "Washington Day", para levantar recursos destinados ao tratamento do ex-camisa 9. Sete urnas foram espalhadas pelo Maracanã para que os torcedores nelas colocassem suas contribuições.

Na ocasião o atacante Fred, destaque do time carioca, se mostrou solidário com o drama do antigo artilheiro. Ele fez o leilão de uma camisa autografada por ele e por Washington. A renda foi revertida para o ex-centroavante.

Washington nasceu na Cidade de Valença (BA), no dia 3 de janeiro de 1960. Começou a carreira no Galícia, de Salvador, tendo passado depois por Corinthians Paulista, Operário, Internacional, de Porto Alegre, Guarani, de Campinas, Fortaleza, Santa Cruz, entre outros. Mas alcançou sucesso no Atlético Paranaense e no Fluminense.

Em 1982 foi parar nas categorias de base do Atlético Paranaense, depois de uma troca que envolveu o lateral Augusto, negociado com o Internacional gaúcho. Foi quando conheceu Assis, com quem formou uma dupla infernal de atacantes, que foi apelidada pelos torcedores de “Casal 20”, nome de um seriado de televisão que fez sucesso na época.

Ainda em 1982 os dois foram campeões estaduais pelo Atlético. Em 1983, o clube paranaense teve destacada participação no Campeonato Brasileiro, tendo sido terceiro colocado, depois de eliminado pelo Flamengo, que foi campeão.

Washington se transferiu para o Fluminense em 1983 junto de Assis, formando uma das mais famosas duplas de ataque da história do tricolor carioca. O jogo de estréia dos dois foi em 2 de julho de 1983, na abertura do Campeonato Carioca, quando o Tricolor derrotou o São Cristóvão por 3 X 0. Washington marcou o terceiro gol da partida.

Jogador de estatura alta, 1,88 m e grande impulsão, quase sempre levava vantagem sobre os zagueiros adversários. Quando de escanteios para seu time, os torcedores do Fluminense costumavam cantar, já na expectativa de mais um gol: “Ão, ão, ão, na cabeça do negão...".

Títulos. Galícia: Vice-Campeão Baiano (1980); Internacional: Campeão Gaúcho (1981); Atlético Paranaense: Campeão Paranaense (1982); Fluminense: Campeão Carioca (1983, 1984 e 1985) e Campeão Brasileiro (1984); Botafogo: Campeão Carioca (1990); Desportiva Ferroviária, do Espirito Santo: Campeão Capixaba (1992) e Santa Cruz: Campeão Pernambucano (1993).

Jogou cinco partidas pela Seleção Brasileira principal, tendo marcado 2 gols e mais 4 jogos pela Seleção Olímpica, também com 2 gols. É, até hoje, o oitavo maior artilheiro da história do Fluminense com 118 gols em 311 jogos. (Pesquisa: Nilo Dias)