Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 12 de julho de 2014

A morte do "Doutor Osmar"

Faleceu ontem em São Paulo aos 71 anos de idade, o médico e jornalista Osmar Pereira Soares de Oliveira, ou simplesmente “Doutor Osmar”, nascido na capital paulista em 20 de junho de 1943. Ultimamente participava como debatedor dos programas esportivos “Jogo Aberto” e “Terceiro tempo”, além de transmissões esportivas da TV Bandeirantes.

Osmar de Oliveira estava internado no “Hospital AC Camarg”, em São Paulo, depois de ter passado por uma cirúrgia para retirada de um tumor na próstata. O irmão do jornalista, o também médico César de Oliveira, confirmou a morte que aconteceu às 18h15min, em decorrência de uma parada cardíaca.

Há cerca de um mês Osmar teve seu estado de saúde complicado, quando ao tentar levantar da cama, a sonda que ele usava se prendeu e afetou a bexiga, originando uma grave hemorragia. Em julho de 2013 ele também havia sofrido um infarto e necessitou de cirúrgia. Além disso, tinha problemas pulmonares.

Osmar de Oliveira formou-se em Medicina pela Pontificia Universidade Católica (PUC), de Sorocaba (SP), e atuava nas especialidades Medicina Esportiva e Ortopedia. Trabalhou como médico do Corinthians e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Seleção Brasileira de Basquete.

Enquanto estudava, escrevia no jornal “Cruzeiro do Sul” e tomava parte em programas esportivos da Rádio Cacique, ambos de Sorocba. Em 1966 tornou-se redator da “Revista do Corinthians” e do jornal “Coringão”.

Também era formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Em 1978 recebeu convite de Roberto Petri, para trabalhar na TV e Rádio Gazeta, durante a Copa do Mundo da Argentina.

Polivalente, era narrador da TV, comentarista da rádio e membro atuante da “Mesa Redonda”, junto de Petri, Milton Peruzzi, Zé Italiano, Peirão de Castro, Rubens Pecci, Dalmo Pessoa, José Silveira, Geraldo Blota e Sérgio Baklanos.

Em 1980 foi trabalhar na TV Globo onde ficou por três anos, transferindo-se depois para a TV Bandeirantes, onde tornou-se o primeiro narrador do programa “Show do Esporte “, na equipe comandada por Luciano do Vale, recentemente falecido. Trabalhavam também Juarez Soares, Jota Jr, Elia Jr, Eli Coimbra, Luiz Ceará e Eduardo Savóia, entre outros.

Em 1986, atendendo convite de Sílvio Santos foi para o SBT, onde comandou a equipe de esportes que tinha Juca Kfouri como comentarista e Jorge Kajuru como repórter.

Depois da Copa do Mundo do México, retornou à Band para cobrir os Jogos Olímpicos de Seul. Como um cigano da imprensa - foi o único jornalista esportivo que trabalhou em todos os canais de televisão aberta em São Paulo -, logo mudou-se para a TV Manchete, para ser o chefe da equiipe de esportes da emissora, onde foi colega de João Saldanha, Paulo Stein, Márcio Guedes, Alberto Léo, Antonio Pétrin, José Carlos Conti e Mariana Godoy.

Em 1992, voltou ao SBT, junto de Juarez Soares, Orlando Duarte, Silvio Luiz, Luiz Alfredo, Oscar Ulisses, Nivaldo Prieto, Eli Coimbra, Antonio Petrin, entre outros. Em 1999 teve uma passagem pela PSN, emissora americana de canal fechado no Brasil. Em 2000 passou pela TV Cultura, onde participou do programa “Cartão Verde”, ao lado de Juarez Soares e Flávio Prado.

No mesmo ano mudou-se para a TV Record onde foi locutor, comentarista e apresentador. Ficou por lá durante sete anos, participando dos programas “Debate Bola” e “Terceiro Tempo”, ambos comandados por Milton Neves. Em agosto de 2007 voltou para à TV Bandeirantes, onde permaneceu até a morte.

O jornalista falecido dá nome ao “Instituto Osmar de Oliveira”, de sua propriedade, que fica em São Paulo e há mais de 30 anos é referência ao atendimento em ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva e reabilitação.

Ultimamente, o “Doutor Osmar” havia feito transformações no Instituto, com a Clinica atendendo os mais pobres sem nada cobrar por isso. E também dando ênfase as pesquisas. (Pesquisa: Nilo Dias)

Osmar de Oliveira era torcedor apaixonado do Corinthians. (Foto: Divulgação)