Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Um uruguaio bom de bola

Florentino Robales foi um atacante uruguaio, nascido em Bella Uníón,  que jogou no futebol gaúcho na década de 1940.  Comelçou a carreira aos 17 anos, jogando nos juniores do Peñarol, de Montevidéu.

Em 1945 veio pra o G.E. Bagé, onde ficou até 1948. Destacou-se como atacante ao lado de jogadores como Nelci e Jessi, que marcaram época vestindo a camisa da equipe gaúcha. No mesmo ano, um grupo de fazendeiros deu o dinheiro para que o Esporte Clube Uruguaiana o contratasse.

Ainda em 1948 foi escolhido pela imprensa de Uruguaiana como o melhor Atleta do Ano. E nos anos em que lá jogou, se destacou como um dos melhores jogadores que atuaram na cidade em todos os tempos.

Vestindo a camisa do Uruguaiana Robales protagonizou os dois jogos mais importantes de sua carreira.  Foi o maestro da equipe na vitória sobre o Grêmio, pelo placar de 2 X 1, gols marcados por Grafulin e Carboja.

A outra partida que marcou a vida do ex-atleta foi contra o Internacional, de Porto Alegre, em 27 de julho de 1951, no Estádio Felisberto Fagundes Filho, quando o Uruguaiana venceu por 3 X 1

Suas atuações exuberantes pelo clube jalde-negro de Uruguaiana, fizeram com que clubes do centro país, como Botafogo e Santos e até o Paris Saint Germain, da França, tentassem a sua contratação. Mas não quis sair do interior gaúcho onde formou a sua família.

Faleceu no dia 5 de fevereiro de 2011, aos 82 anos, em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Deixou a mulher, Laci Robales, os filhos: João Miguel, Luis Felipe e Rosa Helena, além do netinho, Bernardo, de quatro anos. (Pesquisa: Nilo Dias)

Em 1950, no time do Uruguaiana.