Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Tragédia em campo de futebol no Maranhão

Em 30 de junho de 2013 aconteceu em Centro do Meio, um povoado no interior da cidade de Pio XII, no Maranhão, onde moram cerca de 200 pessoas, uma das maiores barbáries vistas até hoje num campo de futebol. 

O jogo entre duas equipes amadoras da cidade acabou com a morte de duas pessoas, o jogador Josenir dos Santos Abreu (o "Mimi"), de 31 anos, funcionário dos Correios e membro do Movimento Jovem de Pio XII, que foi esfaqueado no peito pelo árbitro da partida, Otávio Jordão da Silva de Catanhede, de 20 anos, morador do Povoado Centrinho, que teve a cabeça decepada por torcedores que invadiram o campo.

Tudo começou quando Josenir foi expulso do jogo por Otávio. Os dois discutiram e entraram em luta corporal. Josenir acertou um soco em Otávio, que na defensiva desembainhou uma faca, e golpeou o agressor várias vezes. O jogador morreu a caminho do hospital.

Ao saberem da morte de Josenir, seus companheiros se revoltaram, amarraram e mataram o arbitro a pauladas. Um compadre de Josemir utilizou uma foice para cortar o assassino em pedaços, separou a cabeça do corpo e colocou numa estaca, uma verdadeira cena de terror.

Segundo populares, os dois homens mortos, eram pessoas tranquilas, sem históricos negativos na cidade. Após os crimes, moradores da localidade se dizem "amaldiçoados". As cenas macabras foram registradas por dezenas celulares, mas até hoje ninguém viu uma imagem sequer.

O principal culpado pela morte de Otávio, foi Luis Moraes de Sousa, de 27 anos, preso pela Polícia Civil de Santa Inês, no município de Conceição do Lago Açu, a 33 quilômetros do local onde ocorreu o crime.

Segundo a polícia, Luís confessou ter iniciado o espancamento de Otávio e ainda confirmou a participação de mais duas pessoas: Francisco Edson Moares de Sousa, que teria esquartejado a vítima, e Josimar de Sousa, que teria participado do assassinato.

O município de Pio XII está situado a cerca de 270 km de São Luís, capital do estado do Maranhão. Possui uma população de cerca de 23 mil habitantes. A agricultura e a pecuária são a base de sua economia. 

Seus indicadores sociais são preocupantes: enquanto que no Brasil o índice de analfabetos com mais de 15 anos é de 13,63%, no Maranhão é de 28,39%. Em Pio XII esse número chega a 43,52%; enquanto a taxa de mortalidade infantil no Maranhão é de 54,2 em cada 1.000 nascidos vivos. Em Pio XII esse número sobe para 72,1 por mil.


O jogador Josenir dos Santos Abreu, o "Mimi".

O árbitro Otávio Jordão da Silva de Catanhede.