Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O alviverde do Triângulo Mineiro

Em 2010 foi demolido o "Estádio Juca Ribeiro", localizado no centro de Uberlândia (MG), no “Triângulo Mineiro”, que tinha capacidade para 7 mil torcedores, que foi testemunha de grandes espetáculos esportivos disputados durante 60 anos na cidade.

O terreno onde foi construído o estádio pertencia à Igreja Católica, que recebeu R$ 100 mil da rede de supermercados que adquiriu a área, com o aval do presidente do Uberlândia E.C. Nos últimos anos era usado apenas para treinos e jogos oficiais das categorias de base do clube.

O "Grupo Bretas", alugou o terreno do estádio, demolindo-o para construir um hipermercado. Já havia um supermercado da empresa no complexo do estádio, que foi fechado. A "Rede Bretas" tem 10 lojas em Uberlândia, e a do estádio é a maior de todas. Duas, das quatro arquibancadas existentes no estádio foram preservadas.

Por outro lado, o teto do bar do comerciante Odesio de Moraes e das outras 26 lojas instaladas no "Estádio Juca Ribeiro" foram mantidas. Os comerciantes continuam com as empresas funcionando normalmente nos espaços locados pelo clube.

O Uberlândia Esporte Clube foi fundado em 1 de novembro de 1922, com o nome de Uberabinha Sport Club, quando a cidade tinha o nome de São Pedro de Uberabinha. As cores escolhidas foram o verde e branco, que deram ao clube a alcunha de “Alviverde do Triângulo”.

O escudo possui as cores verde e branca. De modo comum ele é formado por cinco faixas brancas e quatro faixas verdes na vertical, com uma faixa na diagonal sentido inferior esquerdo para o sentido direito superior onde está escrito a abreviatura UEC. Uma estrela na parte superior em cor amarela simboliza o principal título da equipe, a série B de 1984.

Em alguns escudos uma estrela azulada na parte superior divide espaço com a amarela, sendo esta representante da "Taça Minas de 2003". Pela sua história o escudo sofreu diversas modificações.

Na época da fundação do Uberabinha Sport Club existia na cidade a Associação Esportiva Uberabinha, fundada em sua maioria por elementos ligados ao Partido Republicano Municipal, também chamado de “Cocão”, que tinha sua praça esportiva localizada na Avenida Paranaíba ao lado da chácara de Zacarias Alves de Melo, depois, coronel Virgílio Rodrigues da Cunha.

A rivalidade política era muito grande na cidade. Existiam duas bandas musicais, uma do partido “Cocão” e outra do Partido Republicano Mineiro apelidado de “Coió”.

As duas bandas concordaram em se revezar nos dias de futebol na cidade, para acabar com as brigas constantes. Isso sempre foi respeitado, até que um dia, quando de um grande jogo no campo da Associação Esportiva, quem deveria tocar era a banda dos “Coiós”.

Entretanto, o dirigente da Associação Esportiva, Adolfo Fonseca e Silva, decidiu que naquele dia quem tocaria seria a banda do “Cocão”, dizendo em alto e bom som: “O campo é nosso e por isto, quem toca hoje é a nossa Banda!”.

Naturalmente os integrantes da banda do “Coió” não aceitaram a inesperada mudança, e indignados com aquela atitude, retiraram-se do campo e, liderados por Agenor Bino e Gil Alves dos Santos, rumaram para os altos da Vila Operária, hoje Bairro Aparecida.

No local, Gil Alves, poderoso político e empresário, mandou que fosse escolhido e medido em um de seus terrenos, a área necessária à construção de um campo de futebol, que resolveram construir sob a bandeira “Verde e Branca” e com a denominação de “Uberabinha Sport Club”, cujo local foi cedido gratuitamente.

Agenor da Silva Pereira Bino assumiu a liderança do movimento e demarcou a área onde até pouco tempo se localizava o “Estádio Juca Ribeiro”. Cada um dos amigos e simpatizantes do “Coió” foram convidados para cooperarem na construção da obra projetada.

O primeiro presidente do clube foi o senhor Tito Teixeira, que apesar de pertencer ao grupo rival, era pessoa alheia as paixões políticas.

Primeiro marcou-se um campo de futebol. Depois, a medida que as cooperações em dinheiro aconteciam, iniciou-se as obras de construção do estádio, que levou o nome de “Juca Ribeiro”, homenagem feita em vida ao precursor do futebol do Uberlândia Esporte Clube e treinador do primeiro escrete uberlandense.

Juca Ribeiro era comerciante de gelo e produtor de mortadela, que ainda tem uma filha viva. Foi com ele de técnico que o Uberlândia alcançou a primeira vitória sobre o arquirrival Uberaba.

Depois da fundação o Uberlândia começou a representar a cidade em torneios e jogos no “Triângulo Mineiro”. Durante anos foi um time amador sub profissional. Só com o passar das décadas ganhou espaço. Antes, às competições em Minas Gerais eram restritas a região de Belo Horizonte, sendo raros os campeonatos que aceitassem times do interior.

Os torcedores mais velhos do Uberlândia lembram de um grande feito do clube, que em 1935, jogou e ganhou três vezes do Uberaba. E de uma goleada de 5 X 0 em 1931, mesmo com o árbitro sendo uberabense.

Nesse jogo, ao fim do primeiro tempo, o placar marcava 3 X 0 para o Uberlândia. Apavorado com a perspectiva de seu time  levar uma tremenda goleada, o jogador "Quintas", usando um canivete inutilizou a bola, sendo necessário adquirir outra para o término da partida. No fim, um acachapante 5 X 0.

Tem também o “jogo das ripas”. Em 1935, estavam quase concluídas as obras de construção das primeiras arquibancadas do “Estádio Juca Ribeiro”. Para marcar a importância da empreitada, uma partida amistosa foi marcada contra o time do Operário, de Araguari.

Havia cerca de 4 mil pessoas no campo, um número grande para a época. O juiz marcou um pênalti para o Uberaba. Foi quando alguns dirigentes do Araguari invadiram o campo, para não permitir a cobrança da penalidade.

O mesmo fizeram diretores do Uberlândia. Foi quando algumas ripas do novo alambrado foram arrancadas. O que se viu foram ripas para todo lado, voando a torto e a direita. O término das arquibancadas só aconteceu na década seguinte, graças a uma campanha de angariação de recursos, que envolveu toda a população. O Uberaba Sport Club foi por muitos anos o campeão do Triângulo Mineiro.

Na década de 1940 o objetivo era outro, a iluminação do estádio. Muitos amistosos contra grande equipes foram realizados, para angariar fundos. Os primeiros refletores foram instalados só em 1950.

Tempos depois foram construídas várias salas para serem alugadas a comerciantes, visto que o local oferecia ótimas perspectivas comerciais. A Vila Operária, onde se localizava o estádio, foi pioneira nesse processo de mudança, recebendo lojas de grande porte. A valorização da região foi crescente.

Em 1961 é que foi criado o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de Profissionais, com 20 equipes participando. O Uberlândia ficou em 2° lugar da “Zona Triangulo A”, não avançando de fase e ficando em quinto lugar na classificação geral.

Em 1962, o time fez uma primeira fase quase impecável, vencendo 13 de seus 16 jogos. Ao término dessa fase Uberlândia e Araguari terminaram empatados na classificação, sendo necessário o desempate em melhor de três jogos.

O Uberlândia levou a melhor com duas vitórias e um empate, chegando a final contra o Palmeirense, quando ganhou as duas partidas por 2 X 1 e 2 X 0, respectivamente, conquistando seu primeiro título estadual e o direito de jogar a elite estadual.

Em 1963 o time do “Triângulo Mineiro” fez a estreia na “Divisão Principal” empatando com o Uberaba. Ao final da competição o Uberaba chegou  em oitavo lugar, com destaque para as vitórias sobre o Cruzeiro por 2 X 0 e Villa Nova por 4 X 1. O jogador "Fazendeiro", do UEC foi o artilheiro da competição com 12 gols.

Em 1968 o time ficou entre os três melhores do estadual e conquistou o título de Campeão Mineiro do Interior pela primeira vez. Em 1970 terminou em quarto lugar e conquistou o bi estadual do Interior.

O ano de 1978 marcou a primeira participação do clube em uma competição oficial a nível nacional. O Uberlândia estreou na "Série A" do "Campeonato Brasileiro" num grupo em que predominavam times do Nordeste e de Minas, terminando a primeira fase em 12.° e não avançando no torneio, que teve o Guarani de Campinas campeão.

No ano de 1979 o time teve muitas conquistas. Foi quarto lugar no estadual e mais uma vez “Campeão do Interior”, além de uma vaga na Taça de Prata de 1980.

No Brasileiro de 1979 a equipe foi até a terceira fase e terminou em nono no quadro geral, esta a sua melhor colocação até hoje na elite nacional.

Em 1980, na "Série B" do "Brasileiro", foi primeiro colocado na primeira fase do campeonato. Na segunda fase da competição, o time foi eliminado pelo Bangu, do Rio de Janeiro.

No ano de 1983 foi de novo “Campeão do Interior”, além de conquistar uma vaga na Taça de Prata de 1984. Em 1984 a maior conquista do clube em sua história, a de campeão da “Taça de Prata”. Nas finais venceu o Clube do Remo, do Pará, no primeiro jogo por 1 X 0, em Uberlândia.

No jogo da volta, em Belém, um empate nervoso em 0 X 0 garantiu o título. Inconformados, torcedores do Remo invadiram o campo e agrediram jogadores do Uberlândia. No tumulto os jogadores mineiros ficaram acuados nos vestiários até de madrugada.

Dois jogadores do alviverde foram presos acusados de matarem um torcedor paraense, o que foi desmentido pela perícia médica que determinou a morte do torcedor que estava alcoolizado por um aneurisma cerebral.

Depois de 1984, o Uberlândia garantiu lugar na elite do Campeonato brasileiro de 1985, quando foi eliminado na primeira fase e terminou o campeonato em 33°.

Em 1986 foi novamente “Campeão do Interior”, e no “Brasileirão” foi eliminado na primeira fase, ficando na última colocação de seu grupo. Como o campeonato nunca foi concluído não houve uma classificação final geral.

Em 1987, no "Campeonato Brasileiro da Série B", foi vice-campeão do "Módulo Azul". Em 1988 o time mineiro terminou em 59° lugar na "Série B" do "Campeonato Brasileiro".

De 1990 até 1993 o UEC disputou apenas o "Campeonato Mineiro" terminando sempre no meio da tabela. Apenas em 1994 retornou para uma competição nacional, a "Série C", sendo eliminado na semi-final e terminando na terceira posição.

Em 1995 foi mal no “Mineiro” e eliminado na terceira fase do "Campeonato Brasileiro. Já em 1996, a equipe fez uma boa participação no certame mineiro e terminou em 32° na "Série C do Brasileiro".

Em 1997 o time foi rebaixado no "Campeonato Mineiro". E na "Série C do Brasileiro" acabou eliminado nas quartas de finais. Em 1999, a equipe conseguiu voltar para a "Série A do Campeonato Mineiro".

No ano de 2000 disputou a "Copa João Havelange". A equipe estava no "Módulo Verde e Branco", e terminou em segundo lugar. De 2001 a 2010 foram anos de altos e baixos, culminando com um novo rebaixamento para a “Segundona Mineira”, em 2010.

O ano passado o time conseguiu voltar a "Série A" mineira e se encontra atualmente em plena disputa do “Mineirão 2016”.

O Uberaba Esporte Clube é considerado hoje como um dos mais importantes clubes do interior mineiro, rivalizando com Ipatinga, Vila Nova, Ituiutaba, Valério e Uberaba.

Alguns jogos memoráveis. Em 9 de Fevereiro de 1966, quando ainda não existia o “Estádio João Havelange”, o Uberlândia Esporte jogou e perdeu de 2 X 0 para a Seleção da antiga União Soviética, para inaugurar às novas  arquibancadas de cimento do “Estádio Juca Ribeiro”.

Outro jogo que o torcedor do Uberlândia não esquece foi a histórica goleada de 4 X 0 sobre o Santos Futebol Clube, no dia 6 de junho de 1982, quando dos festejos inaugurais do “Estádio Parque do Sabiá”.

O primeiro gol do UEC no novo estádio foi marcado por Mauro Eli da Silva (Maurinho), aos 8 minutos do primeiro tempo. Luiz Carlos, Nenê Ramos e Brazinha completaram a goleada alviverde.

Em 18 de maio de 1983, o Uberlândia recebeu no “Estádio João Havelange” (Parque do Sabiá), a Seleção Brasileira de Novos, que se preparava para o Torneio de Toulon, na França. O jogo terminou empatado em 1 X 1. (Pesquisa: Nilo Dias)


Time do Uberlândia, em 1984, campeão da "Taça de Prata". (Foto: Acervo fotográfico do clube)