Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Morre uma lenda do futebol de Bagé

Amanhã vai fazer um mês do falecimento de Delmar Lemos Martins, o lendário “Bexiga”, ex-jogador de futebol e técnico renomado, nascido em Bagé, no dia 30 de dezembro de 1923. Mas recém agora fiquei sabendo do ocorrido. Ele estava com 91 anos e tinha problemas de saúde, tendo sido hospitalizado por algumas vezes.

G.E. Bagé e Guarany F.C. prestaram homenagens póstumas ao grande desportista, colocando suas bandeiras sobre o caixão. “Bexiga” fez parte de uma história familiar significativa. O pai, Pedro Martins, foi um dos primeiros craques do futebol bageense nos seus primórdios, atuando, em 1906, pelo pioneiro Sport Club Bagé, passando, depois, para o Guarany.

O filho, Pedro Trindade Martins, o “Sabella”, foi treinador e preparador físico da dupla Ba-Gua, e presidente do Guarany.
“Bexiga” se constituía num dos mais destacados e importantes personagens da história do futebol de Bagé, cidade do interior do Rio Grande do Sul, com cerca de 100 mil habitantes.

Era lateral-direito, zagueiro e centro médio, tendo despontado na década de 1940, defendendo o G.E. Bagé (1943 a 1948), primeiro atuando nos juvenis e logo na equipe profissional. Participou de grandes equipes formadas pelo jalde-negro.

Depois, jogou pelo Pelotas (1949 e 1950), sendo contratado, em 1950, pelo Guarany e tornando-se destaque na reconquista do título citadino. Em 1951, foi contratado pelo Grêmio (1951 e 1952) e não escondia a mágoa de ter perdido o campeonato gaúcho quando o Internacional marcou o gol de empate nos minutos finais.

Seu primeiro jogo pelo Grêmio foi no dia 25 de março de 1951, num amistoso em que o tricolor derrotou o  Juventude, de Caxias do Sul, por 2 X 0. O time gremista tinha Wilson (Sérgio Moacyr) - Hugo (Sarará) e Crespo. Bexiga - Verardi e Heitor. Gorrion - Ferraz (Jaime) – Geada - Pedrinho e Detefon (Lory). O técnico era Pedro Otto Bumbel Berbigier.

Sua última partida pelo Grêmio foi em 16 de janeiro de 1952, na vitória de 1 X 0 sobre o Ferro Carril Oeste, da Argentina. O Grêmio, naquela ocasião, formou com: Sérgio Moacyr - Danton e Gago. Bexiga (Hugo) - Sarará e Bentevi. Balejo – Camacho – Ferraz - Pedrinho e Róbinson.

No tricolor de Porto Alegre “Bexiga” jogou em 32 oportunidades, com 17 vitórias, sete empates e oito derrotas. Não conseguiu ser campeão, foi apenas vice em duas decisões contra o "Rolo Compressor" do Internacional.

Novamente no Guarany (1952), vestiu a camisa alvirrubra em 1952 e 1953, fazendo dobradinha com Raul Donazar Calvete, que morreu em 2008 . Martins marcou um gol jogando pelo Guarany e três pelo Bagé.
 
No final da temporada de 1953, em solidariedade a alguns colegas como Athayde Tarouco, Caboclo e Zezo,  dispensados pelo clube, resolveu acompanhá-los na transferência para São Gabriel. Ele foi para o Gabrielense, onde encerrou a carreira de atleta e os outros dois para o Cruzeiro.

Depois de jogar em São Gabriel, “Bexiga” foi para o antigo Floriano, de Novo Hamburgo, onde hoje encerrou a carreira. O time base do Floriano em 1954 era Foguinho (Paulinho) - Bexiga e Zulfe – Bino - Hélio e Crespo (Hermógenes). Chagas – Martins – Geada - Mujica e Charuto.

O “Geada”, que jogou no Floriano era Jaime Vargas dos Santos, gabrielense que morou durante muitos no Bairro Menino Jesus, depois que deixou os gramados.

Como treinador dirigiu as equipes do Guarany, Bagé, Riograndense-SM, Internacional-SM, Grêmio Esportivo Pedro Osório (Gepo), de Tupanciretã, Aimoré, de Caçapava do Sul, G.E. Gabrielense, de São Gabriel, E.C. Cruzeiro, de Porto Alegre, juvenis do Grêmio Portoalegrense, Associação Alegrete e S.E.R. São Gabriel. A última passagem de “Bexiga” como treinador foi no G.E. Bagé, em 1990.

Nas muitas entrevistas concedidas, ao longo dos anos, sempre foi muito objetivo nas respostas. "Bexiga" considerava o velho Tupan, pái de Tupanzinho e craque do Bagé nos anos 30-40 e depois do Internacional, como o maior jogador que viu atuar. Costumava dizer que foi com ele que aprendeu a bater na bola.

O melhor dirigente que “Bexiga” dizia ter conhecido foi Saturnino Vanzelotti, no Grêmio Portoalegrense. E o  e o melhor treinador, na sua opinião, foi Oto Pedro Bumbel, com quem trabalhou no Grêmio, em 1951. 

A pedido da imprensa de Bagé, ele escalou uma seleção composta por jogadores que viu atuar. Um timaço. Lugano – Caboclo e  Clarel (Grêmio). Vaz (Pelotas) - Atayde Tarouco e Novas. Salvador Rubilar. Hernandez - Carlos Calvete - Tupã e Carlitos. Este último, do Rolo Compressor do Internacional, na década de 40, foi o ponteiro mais difícil que “Bexiga” diz ter marcado.

Delmar era dono de um notável senso de humor, sendo autor de expressões que marcaram época no futebol de Bagé, tais como “vai cheinho, vem cheinho”, sobre a tática de um time atacar e defende de maneira compacta; “10 atrás e um recuado”, para preservar o resultado favorável e “a bola é como uma bomba, e deve explodir no campo inimigo”, como forma de impedir a pressão adversária.

Delmar Martins era considerado o “decano dos retranqueiros”, como treinador. Certa vez,  treinando o Riograndense, de Santa Maria, num jogo contra o Grêmio ao responder sobre a tática ser usada disse: “Serão nove atrás e dois recuados”.

Em setembro de 2013, ele esteve em visita ao local onde, há 70 anos, na temporada de 1943, começou a sua carreira futebolística: o estádio "Pedra Moura", do G.E. Bagé. Foi uma visita de caráter sentimental, que o emocionou bastante.

Recepcionado no estádio pelo diretor-executivo jalde-negro, Francisco Carlos Barbosa Gonçalves, Delmar Martins esteve na sala de troféus do clube, onde se reencontrou com símbolos de grandes conquistas. (Pesquisa: Nilo Dias)