Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 22 de março de 2015

O campo de futebol mais antigo do mundo

Duas cidades vizinhas no coração da Inglaterra, Sheffield e Nottingham, tem bons motivos para sentirem orgulho. Em Nottingham está o clube profissional mais antigo do Mundo, o Notts County. 

E no subúrbio de Crosspool, em Sheffield localiza-se o mais antigo campo de futebol do mundo ainda em atividade, o “Sandygate Road”, pertencente ao Hallam F.C., fundado em 4 de setembro de 1860.

O velho gramado foi inaugurado no dia 26 de dezembro de 1860, com o primeiro jogo oficial entre dois clubes na história do futebol, fato confirmado pelo prestigioso “Guiness Book of Records”, o famoso “Livro dos Recordes”.

Nessa data estiveram em campo as equipes do Hallam F.C. e do Shefield F.C. , que ainda disputa com o Notts County, o título de time mais velho do mundo. Não ficaram registros do resultado final, mas existem relatos que variam entre o empate e a vitória do Hallam.

Em 2010 os dois times voltaram ao mesmo local do primeiro jogo, para comemorar os 150 anos desse histórico encontro, transcendental na evolução do futebol de um desporto de colégios para um jogo de impacto global

Quem viu o filme “When Saturday Comes”, protagonizado por um jovem Sean Bean, um operário que sonhava em ser futebolista profissional, conhece bem o mítico recinto. Nesse filme de 1996, o “Sandygate Road” foi resgatado pela diretora Maria Gise, para servir como campo de jogos da equipe amadora onde Bean começou a dar os seus primeiros toques, antes de acabar por assinar um contrato profissional com o Sheffield United.

Na realidade o “Sandygate Road” existe desde 1804. Inicialmente era utilizado como campo de cricket, o desporto mais popular na Inglaterra ao início do século XIX. Só a partir de meados dos anos 1850 começaram a disputar-se ali os primeiros encontros não oficiais de futebol.

Em 1860 fundou-se num pub próximo o Hallam F.C., clube amador que ainda hoje subsiste. Suas cores são o azul e o branco. Nesse mesmo ano o clube decidiu organizar com os rivais locais o primeiro jogo oficial entre clubes.

A partir daí o recinto passou a ser a base de desenvolvimento do futebol na cidade. Durante dois anos foi o único local onde se disputavam jogos oficiais entre o número, cada vez mais crescente, de clubes na cidade.

Em 1862, quando o “Bramall Lane”, atual estádio do Sheffield United deixou de receber jogos de cricket para dedicar-se ao futebol, já havia 15 clubes na cidade e a utilização de Sandygate Road tinha atingido o seu auge de popularidade.

Chegaram a disputar-se, no mesmo dia, quatro jogos distintos naquele recinto. 
A popularidade do futebol em Sheffield era tal que se chegou a criar um conjunto de regras exclusivas para os clubes da cidade, conhecidas mais tarde como “Sheffield Rules”, um dos elementos fundamentais no que viria mais tarde a ser a base do Football Association.

Até ao final do século XIX, o “Sandygate Road” continuou a ser utilizado pelos times do Hallam, Sheffield F.C., Sheffield United e Sheffield Wednesday, mas com a crescente popularidade do jogo a maior capacidade do “Bramall Lane” e “Hillsborough”, levou progressivamente a que o pequeno campo se dedicasse exclusivamente a torneios de clubes amadores na cidade, funcionando como sede regular do Hallam F.C. Tal e qual como hoje em dia, mais de um século depois.

O Hallam ganhou a sua primeira competição de futebol em 1867, a Copa Youdan. O troféu de prata foi perdido pelo clube, e só foi encontrado em 1997, em posse de um escocês, colecionador de antiguidades que o vendeu ao Hallam pelo equivalente a R$ 2 mil.

No ano passado o troféu foi destaque na BBC, no programa “Antiques Roadshow”, tendo sido avaliado em 100 mil Euros. Posteriormente, o presidente do clube, Chris Taylor, disse que o clube não tem planos de vender a relíquia, considerada o mais antigo troféu de futebol do mundo.

Embora tenha experimentado jogar futebol profissional entre os anos 1870 e 1880, o Hallam preferiu permanecer totalmente amador. No verão de 1886 o clube, por razões desconhecidas, mas provavelmente por causa de contratos financeiros foi dissolvido, mas um ano depois, voltou as atividades.

O Hallam disputou pela primeira vez na Liga em 1892. Ganhou o “Hatchard”, tíítulo da “League” pela primeira vez em 1903. Um ano mais tare repetiu o feito, mas perdeu o play-off final, disputado entre as quatro melhores equipes, e assim entregou seu título. Também chegou à final da “Copa Senior Sheffield” e “Hallamshire” pela primeira vez em 1904, mas perdeu por 6 X 1 parao  Barnsley, em “Bramall Lane”.

Em 1911 o clube competiu pela primeira vez na “FA Cup Amador”. Três anos mais tarde, mesmo com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, o Hallam continuou a jogar, saindo da “Hatchard League”, para se juntar ao Sheffield Amador e ligas menores.

Em 1917, o clube paralisou as atividades futebolistas, só voltando a “Sheffield Amateur League”, após as hostilidades, em 1919.
No final da temporada 1932-1933 o proprietário da casa pública Plough Inn decidiu arrendar o “Sandygate Road”. Em vista disso o clube se absteve de jogar futebol por um período de 15 anos.

O retorno de Hallam ao futebol foi em 1947, quando conseguiu novamente a posse do “Sandygate Road”, disputando a “Sheffield Amateur League”, para depois filiar-se novamente a reformada “Hatchard League”, que posteriormente se uniu a “Associação League Sheffield”.

Em 1949 ganhou o título pela primeira vez. Um ano depois o Hallam conquistou a “Copa Senior Sheffield”, também pela primeira vez, quando bateu o Stocksbridge Works, em Hillsborough, frente 7.240 espectadores. 

Em 1952 ingressou na “Yorkshire League”. Depois de ganhar a promoção para a primeira divisão da “Yorkshire League” pela segunda vez em 1960, o Hallam passou 20 anos jogando no mesmo nível.

O clube passou a maior parte de sua história na “Divisão Premier”, que atualmente se encontra no nível 9 do sistema da Liga de Futebol Inglesa. Mas em 2011 eles voltaram a disputar a Primeira Divisão. Em 2004, o clube venceu a competição da “League Cup”, ao bater o Mickleover Sports, em Buxton.

Em 2012, o “Sandygate” foi reformado, graças a uma doação póstuma de um torcedor, deixando ao clube uma quantidade substancial de dinheiro em seu testamento. disputa atualmente a Northern Counties East League Division One. (Pesquisa: Nilo Dias)

Foto atual do "Sandygate Road". (Foto: Divulgação)