Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Está de luto o rádio gaúcho e brasileiro

Morreu na manhã deste domingo (28), em Porto Alegre, aos 83 anos, o radialista Milton Ferreti Jung. Conhecido como a “Voz do Rio Grande”, o ex-locutor esportivo e do “Correspondente Renner”, o noticioso de maior credibilidade no rádio do Rio Grande do Sul.

Lutava há anos contra o Alzheimer, doença neurodegenerativa crônica que se manifesta lentamente e vai agravando ao longo do tempo.

A causa da morte, segundo nota do hospital "Moinhos de Vento", onde estava internado, foi "em decorrência de choque séptico relacionado à infecção respiratória complicada por insuficiência renal".

Milton Ferretti Jung nasceu em Caxias do Sul, no dia 29 de novembro de 1935. A cerimônia de cremação do radialista aconteceu nesta segunda-feira, às 11 horas, no Crematório Metropolitano São José, na avenida Oscar Pereira, no bairro Azenha, em Porto Alegre.

Milton deixou a mulher Maria Helena, os filhos Milton Júnior, radialista da CBN, Christian e Jaqueline, e quatro netos. Pelo Twitter, o jornalista Milton Jung, filho do ex-locutor, se despediu com a seguinte mensagem:

"Valeu, pai! Sua alma é abençoada, sua história é imortal. Se para muitos você foi "A Voz do Rádio" para nós você foi a voz da sabedoria. Obrigado por tudo que nos ensinou."

Também pelas redes sociais, o professor Luiz Artur Ferraretto, referência em radio jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), afirmou que "faleceu o locutor da pronúncia mais correta do rádio brasileiro, aquele que, durante mais tempo, deu vida e emoção às notícias do "Correspondente Renner", da Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

Faleceu o comentarista esportivo de também precisas opiniões. Faleceu o narrador de tantos embates futebolísticos. Faleceu um sujeito perfeccionista e correto. Faleceu o pai de uma família de profissionais de comunicação.”

Começou a carreira na Rádio Canoas, como locutor de radioteatro da emissora, onde trabalhou por quatro anos. Em 1958 iniciou o trabalho na Rádio Guaíba. Em 1964, passou a apresentar o principal programa de notícias da emissora, “o Correspondente Renner”. Trabalhou na rádio por 56 anos, de 1958 a 2014.

Participou das “Copas do Mundo” de 1974, 1978 e 1986. Deixou a narração em 1988 e voltou no mesmo ano narrando algumas partidas do Grêmio ou em casa ou em São Paulo, onde aproveitava para visitar o filho Milton.

Em 2007, teve um AVC quando apresentava “O Correspondente Renner”.  Mesmo assim conseguira narrar toda aquela edição, que à época durava 10 minutos.

Em 2008, quando completou 50 anos de rádio, Milton recebeu homenagens dos principais nomes da emissora, como Luiz Carlos Reche, Jurandir Soares, Vladimir Oliveira e Rui Strelow durante a edição das 13h do “Correspondente Renner”.

Em 2012, narrou os 15 primeiros minutos do Grenal de encerramento do Estádio Olímpico ao lado de Orestes de Andrade, tendo muita repercussão nas redes sociais.

Em 2014, foi demitido da Rádio Guaíba, aonde trabalhou durante quase toda sua carreira. Milton fora dispensado junto com seu amigo e ex-operador de externas, Celso Costa, que junto com Milton era o mais antigo profissional da Guaíba.

Em homenagem, a Rádio Guaíba exibiu áudios históricos de Milton na emissora, como o milésimo gol de Pelé narrado por ele em 1969.

Em homenagem ao seu legado esportivo, o radialista e locutor recebeu homenagens do Grêmio e do Internacional no dia de ontem Em nota divulgada nas redes sociais, o Inter lamentou o falecimento de Milton Ferretti Jung: "Uma das mais marcantes vozes do rádio brasileiro. O Clube do Povo se solidariza com os amigos e os familiares deste brilhante radialista e locutor esportivo".

O Tricolor gaúcho lamentou e se solidarizou com seus familiares e amigos: “Com sua tradicional e respeitada voz, apurada locução e narração, além de gremista ilustre, acompanhou nossa grande caminhada de conquistas.” (Pesquisa: Nilo Dias)