Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Garrafões e fitinhas

Nos anos 50 muitos clubes de futebol, especialmente das cidades pequenas, faziam de tudo para conseguir recursos que permitissem se manterem com certa tranquilidade. Lembro que na minha terra natal, a pequena Dom Pedrito, na zona de campanha do Rio Grande do Sul, os dois principais clubes da cidade, na época, E.C. Cruzeiro e Botafogo F.C., se superavam em termos de criatividade.

Nos jogos nos estádios Floribal Jardim, do Botafogo e no do Cruzeiro, não tinha jeito do torcedor escapar. Além do ingresso do jogo, era assediado por bonitas meninas, para colocar na lapela um alfinete com fitinhas com as cores do seu clube.

O Cruzeiro era azul e branco e o Botafogo vermelho, azul e branco. E como se isso não bastasse, ainda tinha um grande garrafão de vidro a espera de qualquer contribuição.

Fora dos dias de jogos, os torcedores juntavam garrafas vazias nas ruas e entregavam ao clube que as vendia. Tinha também o “Livro de Ouro”, que passava de casa em casa na incessante busca de recursos. Isso sem falar nas intermináveis rifas. Havia venda de votos para escolha da rainha do clube. E também um quadro social e “carteio” nas sedes.

O meu tio Quintino Tavares, já falecido, mais conhecido por "Violão", era quem cuidava da sede do E.C. Cruzeiro e organizava os "carteios", que na época se constituíam na mais forte fonte de renda do clube.

Creio que essas idéias bastante criativas no passado, viraram raridades hoje em dia. Talvez um ou outro clube, em lugares mais pobres e distantes do país, ainda as utilizem. Hoje existem outras maneiras mais modernas dos clubes pequenos  buscarem dinheiro.

Ajuda das prefeituras, quadro social, publicidade nos muros dos estádios, bingos, sorteios, participações em Loteria Esportiva, jantares, bailes, recolhimento de latinhas de bebidas, etc.

Já os chamados clubes grandes, gozam de outros métodos menos trabalhosos para conseguirem dinheiro. Recebem recursos das transmissões de Televisão, de empresas, quadro social, loterias e exploração de seus estádios.

Durante muitos anos participei de direções de clubes de futebol em São Gabriel (RS). Fui presidente da S.E.R. São Gabriel por seis períodos. As dificuldades eram imensas, os recursos mínimos.

Geralmente os campeonatos eram disputados no inverno e a chuva corria os torcedores do estádio. Tinha que se fazer das “tripas coração”, para conseguir o dinheiro para pagar a arbitragem.

É verdade que a prefeitura quase sempre ajudava, dando o transporte para os jogos fora de casa e uma ajuda mensal em dinheiro. Se conseguia no máximo uns 500 sócios, mas era uma “briga” danada” para receber de todos. Acabava não valendo a pena.

Em algumas viagens, quando o dinheiro estava curto, quase sempre, se levava um panelão no ônibus, com comida pronta. As vezes um carreteiro, outras macarrão com galinha. E o lanche, sanduiches e refrigerantes eram geralmente doados por um supermercado da cidade. E também se distribuia frutas, gentilezas de comerciantes locais.

Para concentrar os jogadores antes dos jogos, sempre se podia contar com as unidades militares existentes na cidade e com os alojamentos da Estação Experimental de Forrageiras. Os quartéis muitas vezes emprestavam beliches, colchões e até roupas de cama para os atletas vindos de fora.

Algumas vezes também se contava com a boa vontade de donos de restaurantes e hotéis que concordavam em “adotar” um ou dois atletas. O atendimento médico e hospitalar nunca foi problemas, nem o uso de uma ou outra academia para exercícios físicos.

A S.E.R. São Gabriel e o G.E. Gabrielense, clubes que participei de Diretorias em São Gabriel, ainda conseguiam auxílios importantes. Mas o que dizer de clubes de outras pequenas cidades em Estados mais pobres, por exemplo, do Norte e Nordeste do país?

Se a situação da maioria dos pequenos clubes é dramática, imaginem dos jogadores. Na S.E.R. São Gabriel, muitas vezes não havia salários estipulados. Os pagamentos aos jogadores era feito com a sobra das rendas de jogos. E nem sempre sobrava alguma coisa.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dos 30.784 jogadores registrados no país, atualmente, 82% recebem até dois salários mínimos. Nesse grupo, estão inclusos os atletas que jogam sem nenhuma remuneração. (Texto: Nilo Dias)


As fitinhas com as cores dos clubes, eram vendidas nos portões dos estádios.