Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Um "vovô" centenário

Há exatamente 100 anos o povo cearense ganhava um novo motivo para se apaixonar pelo futebol, pois, no dia 02 de junho de 1914, os jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire tiveram a ideia de fundar um clube de futebol. Contando com o apoio de amigos o Rio Branco Foot-ball Club foi fundado e tinha como cores destaques o lilás e o branco.

No ano seguinte, após reunião, o Rio Branco mudou de nome e passou a se chamar Ceará Sporting Club, mudando também as suas cores, que passaram a ser preto e branco. De 1915 até 1919 os torcedores cearenses perceberam que o mais novo alvinegro da capital seria um grande clube no futuro, afinal, a equipe venceu cinco estaduais disputados e sagrou-se Pentacampeão. Era o surgimento do Ceará no cenário do futebol brasileiro.

Vencendo os campeonatos e conquistando cada vez mais torcedores, o Ceará ganhou um apelido. Segundo depoimento de Aníbal Câmara Bonfim, um dos fundadores do América Futebol Club, os meninos alvirrubros costumavam treinar no campo do Ceará. Nesta época, o presidente do Ceará, Meton de Alencar Pinto, de forma alegre, começou a tratá-los de “meus netinhos”. 

Ao encontrar com os garotos do América no campo alvinegro, Meton saía sempre com a mesma brincadeira: “Vamos, meus netinhos, vamos aprender bem para açoitar o Fortaleza. Mas respeitem o Vovô aqui”, desta forma, o Ceará passou a ser chamado também de Vovô ou Vozão.

Os anos se passavam e cada jogo do Ceará ficava marcado na história do clube... Foram muitos títulos, conquistados com suor, garra e determinação, afinal esses são os fatores principais para vestir a camisa do Vozão.

Além de 43 Campeonato Estaduais, o time conquistou o Torneio Norte-Nordeste de 1969, a Copa Verão de Recife de 1997, a Copa dos Campeões Cearenses 2014, além de ter chegado a algumas decisões importantes, fazendo com que a torcida alvinegra pudesse ser uma das maiores do país.

São cem anos de paixão, cem anos de amor, cem anos de muitas alegrias... Mas quem acha que o Ceará, agora clube centenário, está “velhinho” se engana. A história do maior clube do Estado continuará sendo escrita com muitas glórias e conquistas. Os torcedores ainda vão derramar muitas lágrimas, porém, a maioria delas será de emoção por conquistar os objetivos.

Hoje o dia é do Vozão! O dia é alvinegro, então, vista sua camisa, erga sua bandeira e mostre para todos que o seu amor pelo Ceará é tão grande quanto a linda história centenária do clube. (Fonte: http://cearasc.com/)

Parabéns pelos 100 anos, Ceará!

Saiba mais sobre o Ceará Sporting, acessando o endereço abaixo:

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1656799841567369036#editor/target=post;postID=8434406604749931575;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=16;src=postname