Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 12 de março de 2019

Morreu Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama

Morreu nesta terça-feira (12) Eurico Miranda,  ex-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade. Ele fora internado em estado grave ainda na manhã de hoje no “Hospital Vitória”, na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro, em decorrência de tratamento contra um câncer no cérebro descoberto em 2018.

O ex-dirigente cruzmaltino fazia um tratamento de radiologia, sendo que em uma das etapas do processo sofreu um derrame, que lhe deixou sequelas. Antes, ele já havia superado um câncer na bexiga e outro no pulmão.

Embora debilitado, Eurico nunca se afastou da política do Vasco, tanto que exercia o cargo de presidente do “Conselho de Beneméritos” do clube. Mas não vinha mais participando de eventos públicos, deixando de acompanhar os jogos em “São Januário”, algo que sempre foi recorrente e marcou sua passagem pelo clube.

Nas últimas aparições era visto quase sempre de cadeira de rodas e tinha dificuldades para falar.

Eurico Miranda era filho de portugueses, Álvaro e Alexandra, naturais do “Concelho de Arouca”, da "Grande Área Metropolitana do Porto", que, na década de 1930, emigraram para o Brasil, fugindo do regime de António Salazar.

Criado na zona sul do Rio de Janeiro, estudou no "Colégio Santo Inácio", em Botafogo, uma escola jesuíta frequentado por boa parte da elite carioca.

Acabou por ser convidado a se retirar do colégio por causa de brigas e por sempre ir com a camisa do Vasco por cima do uniforme, o que não era permitido.

Eurico formou-se em Fisioterapia e chegou a exercer a profissão antes de decidir ingressar na "Faculdade de Direito" da "Pontifícia Universidade Católica", do Rio de Janeiro.

Foi durante o "Curso de Direito" que Eurico, então com 23 anos, ingressou nas atividades administrativas do Clube de Regatas Vasco da Gama, sendo Diretor de Cadastro em 1967.

Eurico foi presidente do Vasco em dois períodos: de 2003 a 2008, e de 2015 a 2017. Também foi vice-presidente de futebol entre 1990 e 2002, tendo participado do período de maiores conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, a Copa João Havelange de 2000 e a Copa Mercosul de 2000.

Em 1990, Eurico decidiu se candidatar a deputado federal pelo PL, apesar de já ter o cargo de vice-presidente do Vasco da Gama. Não conseguiu ser eleito, mas nas eleições de 1994 voltou a se candidatar, agora pelo PPB, e conseguiu ser eleito para deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

Em 1998 foi novamente eleito, mas em 2001 foi pedida a cassação do seu mandato por efetuar uma operação de câmbio não autorizada. Eurico foi acusado de promover evasão de divisas do país. Apesar disso, Eurico voltou a concorrer nas eleições de 2002, porém não foi eleito, perdendo assim a imunidade parlamentar.

Em 2006, Eurico teve a sua candidatura indeferida pelo TRE do Rio de Janeiro. Segundo o argumento da juíza Jaqueline Montenegro, por falta de condições morais para exercer um mandato. Porém Eurico recorreu da decisão e no mês seguinte teve a sua candidatura confirmada pelo TSE.

Ao longo da sua vida pessoal e política, Eurico esteve sempre envolvido em processos judiciais contra si.

A morte provocou repercussão no mundo do futebol. Jogadores, técnicos, dirigentes e até desafetos de Eurico comentaram nas redes sociais.

"Faleceu agora há pouco o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, ele tinha um câncer no cérebro. Eurico foi um dos pouquíssimos amigos que fiz no futebol. Com certeza, sentirei falta de fumarmos um charuto juntos e dos bons papos que batíamos. Meus sentimentos à família", disse o ex-atacante Romário.

O ex-jogador e hoje comentarista Petkovic também se manifestou: "Lamento muito. É uma tristeza. Controverso sim, alguns gostavam e outros não, mas eu gostava dele."

O Clube de Regatas Vasco da Gama publicou nota oficial: “O Vasco da Gama cumpre o doloroso dever de comunicar, com profundo pesar, o falecimento do presidente do Conselho de Beneméritos e ex-presidente da Diretoria Administrativa, Eurico Miranda. A Diretoria Administrativa manifesta condolências aos familiares e amigos.”

O Clube de Regatas do Flamengo manifestou suas profundas condolências ao Clube de Regatas Vasco da Gama e a toda sua torcida pelo falecimento do ex-presidente e presidente do Conselho de Grandes Beneméritos, Eurico Miranda.

Meus sinceros sentimentos aos familiares do Grande Benemérito e ex-presidente do nosso Clube de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, por seu falecimento, disse Júlio Brant, seu adversário político no clube.

A Sociedade Esportiva Palmeiras também lamentou o falecimento de Eurico Miranda e desejou força aos familiares.

O Bangu Atlético Clube em nota oficial lamentou o falecimento de Eurico Miranda, ex-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama. “Registramos as nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e ao Vasco da Gama.”

O Sport Club Internacional foi outro clube a manifestar seu pesar pelo falecimento do histórico residente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. “Nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda torcida cruzmaltina”, publicou em sua página na Internet.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro lamentou o falecimento de Eurico Miranda e decretou luto oficial de três dias. (Pesquisa: Nilo Dias)


Morreu Coutinho, o lendário parceiro de "Pelé"

Morreu ontem (11/03) o ex-atacante Coutinho, aos 75 anos, um dos maiores ídolos da história do Santos Futebol Clube e campeão do mundo em 1962, na “Copa do Chile”.

Coutinho tinha diabetes, doença que levou à amputação de três dedos do pé esquerdo. Em janeiro ele havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da "Casa de Saúde", em Santos (SP), por causa de uma pneumonia.

Em 20 de janeiro, a esposa de Coutinho, Vera, explicou à "Rádio Bandeirantes" que o marido havia se sentido mal, dias antes de ser internado, queixando-se de falta de ar.

No hospital, foi diagnosticado um quadro de pneumonia. Após uma semana e meia de internação, inclusive com passagem pela "Unidade de Terapia Intensiva" (UTI), Coutinho retornou para casa no dia 28 de janeiro.

A causa da morte foi um infarto no miocárdio em decorrência de diabetes e hipertensão arterial. Ele estava em casa e faleceu por volta de 19h30min. A informação foi confirmada pela assessoria da presidência do Santos. O clube prestou homenagem ao ex-jogador com uma postagem nas redes sociais. "A pequena área perdeu um de seus professores", escreveu o clube alvinegro.

O Santos abriu o “Salão de Mármore da Vila Belmiro” para o velório. Coutinho está sendo velado desde a 1 hora desta madrugada. O enterro do ídolo santista será às 18 horas de hoje no “Cemitério Memorial”.

Antônio Wilson Honório nasceu em Piracicaba em 11 de junho de 1943 e viveu até a adolescência na rua Silva Jardim. Apesar de morar a poucos metros do "Estádio Municipal Barão da Serra Negra", que foi inaugurado em 1965 e hoje é a casa do XV de Piracicaba, o ex-jogador fez carreira no Santos.

Após se destacar em um treino coletivo, aos 13 anos, ele deixou o "Nhô Quim" e foi para o Peixe formar uma das linhas mais famosas da história do futebol mundial. Ele estreou no Santos em 1958, quando tinha apenas 14 anos, sendo o mais jovem jogador a atuar nos profissionais do clube.

Defendeu o time até 1967 e depois entre 1969 e 1970. Coutinho atuou em 451 partidas oficiais e 16 não oficiais. Era o terceiro maior artilheiro da história do clube, com 368 gols, atrás de "Pepe", com 403 gols, e "Pelé", com 1.091 gols. Antes de completar 16 anos, o piracicabano já havia feito sua estreia pela seleção brasileira. Com a "Canarinho" jogou 15 vezes e marcou seis gols de 1960 a 1965.

No Santos, formou o lendário ataque com Dorval, Mengálvio, Coutinho, "Pelé" e "Pepe". Foi campeão paulista em 1960, 1961, 1962, 1964, 1965 e 1967, venceu cinco vezes a “Taça Brasil”, de 1961 a 1965, depois reconhecida como “Campeonato Brasileiro”, além das “Taça Libertadores” e “Mundiais de Clubes” de 1962 e 1963. Com a Seleção, venceu a “Copa do Mundo” de 1962 no Chile.

Nos últimos anos da carreira como jogador, passou também por Vitória, Portuguesa e Bangu, entre outras equipes. Em 1973, aposentou-se dos gramados jogando pelo Saad, de São Caetano do Sul (SP).

O consagrado cronista esportiva Kuca Kfouri escreveu em seu blog uma homenagem ao ex-atleta ontem falecido:

Coutinho, o rei da área

Aos 75 anos, morreu, em Santos, Coutinho, o melhor parceiro de "Pelé". O "Rei" do futebol sempre dizia que Coutinho era melhor que ele na grande área. Igual, talvez, só Romário.

Tabelava com "Pelé" e se confundia com ele. Andou jogando com uma atadura no pulso para se distinguir, porque brincava: "Quando o gol era perdido, o narrador dizia que fui eu. Quando marcado, era dado ao Edson".

Das melhores coisas que vi num campo de futebol teve Coutinho como um dos protagonistas. Protagonista. Jamais coadjuvante, mesmo ao lado de "Pelé". Marcou 368 gols em 457 jogos pelo Santos, média espantosa de 0,80 gol por jogo, maior que a de de "Pepe", 0,55, inferior só à de "Pelé", 0,98.

É triste ver alguém como Coutinho ir embora.

Após a confirmação da morte de Coutinho, "Pelé" se manifestou e lamentou o falecimento do ex-companheiro de ataque do Santos na década de 60. Juntos, eles conquistaram diversos títulos na época mais vitoriosa da história do clube alvinegro.

"É uma grande perda. A tabelinha "Pelé-Coutinho" fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos tabelinha no céu. Minhas condolências à família", disse o “Rei do Futebol”.

"Pepe", outro ex-companheiro de Coutinho, também comentou sobre a morte do ex-companheiro. "Ele estava com problemas, mas fora isso continuava sendo aquele moço alegre. Era um cara feliz, que viveu uma vida feliz até onde deu", declarou, em entrevista para a "Rádio Bandeirantes".

Coutinho foi o companheiro ideal de "Pelé". Diz a lenda que Coutinho passou a usar uma faixa branca no punho direito para se diferenciar do camisa 10 e começar a ter também os elogios pelas lindas jogadas que realizava em campo.

Para muitos, o atacante tinha mais visão de jogo que "Pelé" na hora de finalizar, o que lhe valeu o apelido de "gênio da pequena área".

Mengálvio, que fez história ao lado de Coutinho, publicou uma mensagem em seu perfil no “Instagram” demonstrando sua emoção.

“Hoje não é só o Santos e o futebol que estão tristes, pois acabo de perder um dos meus melhores amigos dentro e fora de campo, uma pessoa extraordinária como ser humano, meu coração está de luto por você.

Coutinho vai fazer muita falta”, escreveu o ex-meia, que fez parte do fantástico time do Santos na década de 60, que contava com ele, Coutinho e "Pelé", entre outros.

O atacante Rodrygo, do Santos, também se manifestou e demonstrou solidariedade com a família de Coutinho, além de apontá-lo como uma referência para os garotos do time alvinegro.

“Descanse em paz, Coutinho. Que Deus possa confortar os familiares e amigos neste momento tão difícil. Ídolo da história do Santos e do futebol mundial, uma referência para nós mais jovens no clube.”

O pentacampeão "Cafu" foi outro que fez questão de registrar seu luto em sua página no “Twitter”. “Morreu essa lenda do nosso futebol e meu querido amigo Coutinho. Meus sentimentos e orações para a família.”

"Ele foi o maior gênio da área”, publicou o jornalista Milton Neves, dono de um arquivo sobre o bicampeão mundial de clubes e da Copa Libertadores pelo time da "Baixada".

Alguns clubes também demonstraram apoio e deixaram de lado a rivalidade para lamentar a morte de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

“Muita força aos familiares, amigos e torcedores santistas. Estamos juntos neste momento tão difícil”, escreveu a conta oficial do Corinthians no “Twitter”. Guarani, Federação Paulista e Conmebol também se manifestaram.

Em seu site, o CBF relembrou parte da história de Coutinho com a camisa da Seleção Brasileira e também lamentou a sua morte. “A CBF, sua diretoria e seus colaboradores se solidarizam com a família de Antônio Wilson Honório, o Coutinho, neste momento de grande perda para o futebol brasileiro.” (Pesquisa: Nilo Dias)

Coutinho e Pelé. (Foto: Santos F.C. / Divulgação.)

(Foto: Santos F.C. / Divulgação.)

Coutinho em foto recente. (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos F.C.).