Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 17 de janeiro de 2015

O "Burro da Central"

O Esporte Clube Taubaté, da cidade paulista de Taubaté, foi oficialmente fundado no 1 de novembro de 1914, depois de uma Assembleia Geral ocorrida na residência de Francisco de Paula Pereira Barbosa, dia 25 de outubro, com a presença de 48 sócios.

A assembleia foi presidida pelo doutor Gastão da Câmara Leal, prefeito da cidade, que nessa mesma sessão foi eleito o primeiro presidente do clube, e secretariada pelos senhores Tito Barbosa e Ildefonso de Almeira.

Na ocasião foi determinado que de acordo com aprovação na reunião anterior, a nova agremiação se chamaria Sport Club Taubaté. Também ficou decidido que as cores do clube seriam o azul e o branco. O original dessa Ata não existe mais. Contudo, em 13 de fevereiro de 1976, o senhor José Marcelino de Moura Moraes conseguiu uma cópia que se encontrava arquivada na secretaria do Clube.

A primeira Diretoria teve como Presidente o doutor Gastão da Câmara Leal; Vice presidente, doutor Silva Barros; 1º Secretário, senhor Enéias Natividade; 2º Secretário, professor Tito Barbosa e Thesoureiro, senhor Antonio Valente.

Depois de empossada a nova diretoria foram nomeadas as comissões de estatutos e angariamentos de sócios, ficando assim constituídas: Estatutos: senhores Renato Granadeiro Guimarães, Tito Barbosa e Enéias Natividade. Expansão: doutor Adolpho Leonardo Francisco de Mattos e Ildefonso de Almeida. Na proposta do senhor Tito Barbosa foi aclamado diretor esportivo o doutor João Rachou.

As atividades esportivas do S.C. Taubaté tiveram início com treinamentos de vários jogadores no campo do Parque Municipal da Praça Monsenhor Silva Barros. O primeiro treino teve duas equipes assim constituídas:

Time A: Enéas - Simi e Machado – Giudice - Valle e José Benedicto – Tonico – Octávio – Irito - Bicudo e Fêgo. Time B: Santinho - Leão e Ferreira – Mattos - Synésio e Camargo – Waldemiro – Hugo – Renato  Abreu e Álvaro.

Devido o grande interesse demonstrado pela rapaziada, os treinamentos seguintes passaram a contar com três equipes, surgindo a necessidade da realização de treinamentos em dias diferentes, ou seja: às terças-feiras treinavam os times A e B. Às quintas-feiras, treinavam os times A e C e aos sábados, os times B e C.

As formações desses times eram as seguintes: Time A: Renato - Simi e Paiva – Hugo - Jacinto e Paulinho – Synésio – Guimarães – Abreu - Waldemiro e Giudice. Time B: Santinho - Leão e Ferreira – Sérgio - Valle e Lobato – Álvaro - José Benedicto – Machado - Irito e Tonico. Time C: Ponzzi - José Menino e Camargo - Mattos - Braga e Heráclito – Fego – Otctávio – Bicudo - Nenê e Costa.

A festa de inauguração do Sport Club Taubaté aconteceu no dia 25 de dezembro de 1914, sexta-feira, quando, no Estádio da "Praça Monsenhor Silva Barros", o antigo "Campo do Bosque", como era conhecido, recebeu um grande número de torcedores.

O S. C. Taubaté enfrentou em partida amistosa a A. A. Palmeiras - não confundir com o antigo Palestra, atual S.E. Palmeiras -, equipe filiada à Associação Paulista dos Sports Athléticos (A.P.S.A.). O placar final foi de 6 X 1 para a A.A. Palmeiras.

Naquela oportunidade o S.C. Taubaté formou com: Paulinho - Luiz Simi e Paiva – Synésio - Sérgio Areão e Hugo - Paulo Silva – Waldemiro - Renato Granadeiro (capitão) - Abreu e Jacinto. Irito também participou do jogo inaugural. A A.A. Palmeiras jogou com Rachou - Morelli e Paulo Pinto – Gilberto - Lincoln e M. Barros - P. Paulo – Loureiro – Nazareth - Italo e Godinho.

Cinco anos depois da histórica assembléia realizada no dia 1º de Novembro de 1914, o jovem Esporte Clube Taubaté levantou seu primeiro troféu em um torneio de futebol. Ainda atuando no amadorismo, o time foi "Campeão do Interior", após vencer o Comercial de Ribeirão Preto por 3 X 1.

A conquista desse troféu foi motivo de profundo orgulho e entusiasmo por parte dos então fundadores e primeiros diretores do E.C. Taubaté. Apesar de jovem, o time entrava para a história do futebol paulista e já vislumbrava um futuro rico em conquistas.

Começaram a surgir os primeiros torcedores fanáticos. Recatados, é verdade, sob seus paletós, chapéus e bigodes, gente de todo tipo começava a nutrir simpatia pelo time azul e branco que representava a cidade.

Um deles era Nestor Borella, conhecido comerciante na época, que passou a ver no Taubaté grande potencial para se tornar um time bom. O “football” começava a ganhar mais espaço na cidade.

Mas também havia os que mandavam contra e não viam no troféu conquistado nada de mais. Não gostavam de um esporte chulo e violento como o futebol. Um dos maiores opositores era um português conhecido apenas por Mouta. Odiava o Taubaté e o futebol, dizendo que aquilo tudo era uma baboseira.

Nestor acreditava no futuro. Mouta não. O tempo mostrou que Nestor Borella estava certo. Ele ainda viu o Taubaté ser bicampeão do interior em 1926, vencendo o E.C. Lemense por 2 X 1, e o tricampeonato conquistado em 1942, após a vitória por 7 X 0 na final contra o Luzitana F.C.

Dois irmãos escreveram seus nomes na história do E.C. Taubaté. A história teve inicio em 1916 com os irmãos José Maria Ludgero, o “Jajá” e Aristides Ludgero que, em uma tarde de domingo, derrotaram a A.A. Palmeiras pelo placar de 2 X 0 em pleno campo da Floresta na capital paulista. Os gols foram de “Jajá” e Renato Granadeiro Guimarães.

O feito taubateano foi destaque até no jornal internacional "Il Piccolo", que no dia seguinte à grande vitória definiu: "La ala sinistra Del Taubaté, constituta da due Fratelli Neri, Jajá e Aristides, simplesmente fenomenale". Jajá e Aristides foram campeões pelo E. C. Taubaté em 1919.

Alguns anos depois de sua fundação, o time passou a disputar com destaque os campeonatos amadores de futebol e por três vezes conquistou o titulo do Campeonato do Interior. Em 1919 e 1926 pela APEA, e em 1942 pela FPF.

O Taubaté participou pela primeira vez do “Paulistão” em 1927. O campeonato, na época, era organizado pela Liga Amadora de Futebol (LAF). No entanto, acabou desistindo no meio da competição ao lado de Corinthians, Independência, Sílex e Sírio.

Em 1947 o clube se tornou profissional e tomou parte na recém-criada "Segunda Divisão" do Campeonato Paulista, atual A2. Em 1954 veio o seu primeiro titulo e acesso a elite do futebol paulista, disputando o “Paulistão” de 1955 a 1962, ano que foi rebaixado. Sua primeira partida na "Divisão Principal Paulista" foi contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, no campo do Bosque, em Taubaté.

O "Gigante do Vale", como o clube era conhecido naquela época, venceu o Comercial por 6 X 3. Porém, na ocasião, o atacante Alcino entrou em campo sem estar com a sua documentação regularizada junto a FPF. Por este motivo, o Comercial pleiteou os pontos da derrota, sendo prontamente atendido pela entidade esportiva.

Nem a imprensa perdoou pelo grotesco erro. Uma charge publicada no diário esportivo “Gazeta Esportiva” se referiu ao Taubaté com o desenho de um burro. O animal, que seria motivo de chacota pelas torcidas adversárias, foi carinhosamente adotado pela torcida taubateana como sua mascote. O jornalista Thomaz Mazzoni , foi o responsável pelo apelido.

Até hoje o clube é chamado de o "Burro da Central". Não procede a informação de que o complemento do apelido "da Central" só surgiu em 1968, após a construção do Estádio Joaquim de Morais Filho. Desde o início, o apelido foi "Burro da Central", pelo fato de passar por Taubaté a Estrada de Ferro Central do Brasil.

Outros clubes ganharam apelidos relacionados à rede férrea: Botafogo, de Ribeirão Preto, a "Pantera da Mogiana" e C.A. Linense, o "Elefante da Noroeste".

Em 1979, depois de 18 anos longe da elite paulista, o clube ganhou a “Divisão Intermediária”, atual A2 e voltou a disputar o "Paulistão", desta vez por mais cinco temporadas, 1980 a 1984. Rebaixado mais uma vez, retornou ao "Acesso do Estadual", onde ficou no período de 1985 a 1993. Com as reformulações realizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o time passou a disputar a Série A3 em 1994, correspondente a "Terceira Divisão".

Depois do título de campeão paulista da Série A3, em 2003, o Taubaté conquistou o acesso a Série A2, onde ficou até 2007 quando foi novamente rebaixado à Série A3. Em 2008 foi rebaixado a “Segundona”, a quarta divisão do Estadual. Em 2010 retornou a Série A3 e agora briga para subir à Série A2 do Campeonato Paulista. Eventualmente também disputa a "Copa Paulista de Futebol".

O Taubaté manda seus jogos no estádio Joaquim de Morais Filho, o “Joaquinzão”. O nome é uma homenagem ao grande presidente Joaquim de Morais Filho, que dirigiu o clube por 19 anos, em cinco períodos: 1953-1957, 1960-1962, 1964-1965, 1966-1968 e 1969-1974.

Foi em uma de suas administrações que teve início a construção do estádio. Em sua primeira gestão, o “Burro da Central” disputou, pela primeira vez, a principal divisão do Campeonato Paulista de Futebol.

Títulos conquistados: Campeonato Paulista do Interior. (1919, 1926 e 1942); Campeonato Paulista - Série A2. (1954 e 1979); Vice-Campeonato Paulista A2. (2004 e 1947); Campeonato Paulista - Série A3. (2003); Vice-Campeonato Paulista A3. (1998); Torneio Miguel Couto Filho. (1956); Torneio do Vale do Paraíba. (1953); Copa do Vale do Paraíba. (1986 e 1987); Campeonato Paulista Sub-20 - Segunda Divisão. (1985).

Os tradicionais rivais do Taubaté são as equipes profissionais das demais cidades do Vale do Paraíba, em particular o São José (contra quem o Burro faz o equilibrado Clássico do Vale) e a Esportiva de Guaratinguetá, sendo que esta última foi extinta nos anos 90.

Até meados da década de 60 o grande rival do E.C. Taubaté foi a Esportiva de Guaratinguetá, pois o São José só se profissionalizou definitivamente em 1964. Atualmente o Burro disputa a mesma divisão de um outro time do Vale do Paraíba, o Joseense, embora não haja ainda uma rivalidade significativa entre as duas equipes.

Não se deve esquecer que antes da fundação do E.C. Taubaté, a cidade teve um outro clube de futebol, o "Club Sportivo Taubateense", fundado em 1904 e pioneiro na disseminação do futebol na região do Vale do Paraíba. 

Antes de sua criação, os “ensaios” (eram assim chamados na época, os treinos de foot-ball) aconteciam durante os intervalos das provas ciclísticas que eram realizadas no "Velódromo Taubateense", localizado na rua 4 de Março, região central da cidade.

O Taubateense foi fundado no dia 10 de Junho de 1904, por iniciativa dos desportistas José Pedro de Oliveira, Jayme Tindal e Frederico Livrero, que se reuniram no edifício da Associação Comercial com a ideia de fundar uma equipe de futebol na cidade. Já nesse primeiro encontro decidiu-se que a equipe levaria o nome de "Club Sportivo Taubateense".

Constou em ata que o novo clube teria como objetivo proporcionar a seus associados todos os gêneros de jogos esportivos como: corridas a pé e de tandens, de bicicletas, em sacos, foot-ball e Tamburello. Cobrava-se à época taxa mensal de 2$000 dos seus associados.

O local escolhido para sua sede, seus treinos e jogos foi o “Velódromo Taubateano”,  inaugurado em 3 de abril de 1914, que logo se tornou o ponto de encontro dos desportistas da cidade. 

A sua inauguração foi marcada por uma grande festa, com a presença da "Corporação Philarmonica Taubateense e Jacareyense", a “Banda João do Carmo”, membros da diretoria do “Velódromo Taubateano”, do “Velo Clube de Jacarey” e do doutor Pereira de Mattos, redator do jornal “O Povo”, de Caçapava.

Na época o ciclismo era o esporte preferido dos paulistas. Em Taubaté não era diferente, por isso aconteceram uma série de provas na abertura dos festejos. Os intervalos eram preenchidos com apresentações da “Orquestra Filarmônica” da cidade. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time campeão do interior em 1919. (Foto: Arquivo do Clube)