Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 14 de março de 2017

O maior craque sul-coreano

Park Ji-sung, considerado o melhor jogador do futebol sul-coreano de todos os tempos, nasceu em Goheung, um condado da província de Jeolla do Sul, no dia 25 de fevereiro de 1981. Era conhecido por seus dribles rápidos e por ter um volume de jogo veloz, resistente e com uma consistência tática eficaz.

Embora tenha nascido em Goheung, Park cresceu em Suwon, uma cidade satélite que fica 30 quilômetros ao Sul de Seul. Começou a jogar futebol durante o seu tempo de estudante, quando cursava o quarto ano do ensino fundamental.

Durante este tempo, Park foi conhecido como um dos maiores jovens talentos na Coréia do Sul e estava sendo olhado por uma série de clubes diferentes. Assim, ele começou a jogar futebol e, após fazer grande sucesso entre os garotos, assinou contrato em 1999, com o Kyoto Sanga, do Japão, começando assim a carreira profissional.

Após uma temporada no time japonês, foi convidado por Guus Hiddink, que havia sido seu técnico na Coréia do Sul e que após a Copa do Mundo de 2002, tornou-se técnico do PSV. E chamou os jogadores sul-coreanos Park e Lee Young-Pyo, que tiveram a primeira oportunidade de jogar na Europa.

Enquanto Lee rapidamente se tornou titular da equipe, Park vinha lutando contra lesões que não permitiam o seu avanço na equipe.

Até o final da temporada 2003-04, Park já havia se adaptado à Holanda, dentro e fora de campo. Na temporada 2004-05, com a saída de Arjen Robben para o Chelsea, ganhou mais oportunidades. E rapidamente provou seu valor para a equipe.

Ao lado de Johann Vogel, DaMarcus Beasley e os holandeses Mark van Bommel e Philip Cocu, Park formou um ótimo meio-campo com o seu bom ritmo e passes precisos.

Com o bom futebol mostrado na temporada no PSV, torcedores da equipe chegaram até a criar uma canção para o jogador que foi intitulada de "Canção para Park", lançada especialmente para o álbum do time.

Depois disso, em razão de sua alta velocidade, bons dribles e obediência tática ele foi contratado em 2005 pelo poderoso Manchester United, da Inglaterra, então dirigido pelo técnico Alex Ferguson, num contrato de 4 milhões de Euros. 

E se tornou o primeiro sul-coreano a vencer o Campeonato Inglês.
Ao todo, foram 12 títulos pelo clube inglês, incluindo a Liga dos Campeões de 2008 e o Mundial de Clubes do mesmo ano.

Lá Park se tornou o primeiro asiático a ser capitão do Manchester United. Seu primeiro gol pelo time inglês ocorreu em 20 de dezembro de 2005, durante a vitória por 3 X 1 sobre o Birmingham na “Carling Cup” pela quinta rodada.

Em abril de 2007, Park teve de ser submetido a uma cirurgia nos Estados Unidos, decorrente de uma lesão no joelho, o que obrigou o jogador a ficar fora do restante da temporada. Mas ainda assim, havia jogado partidas suficientes para se tornar o primeiro jogador sul-coreano a vencer a “Premier League”.

Em 29 de abril de 2008, o Manchester United avançou para a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, depois de vencer o Barcelona de Lionel Messi, em um jogo em que Park foi eleito o melhor em campo.

No entanto, ele ficou de fora do jogo frente o Chelsea na final. Depois, o técnico Alex Ferguson admitiu que deixa-lo de fora foi uma das decisões mais difíceis de sua carreira como treinador.

No final o Manchester venceu a Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, em uma final no Estádio Luzhniki, contra a equipe do Chelsea, que foi decidida somente nos pênaltis.

Em 14 de setembro de 2009, Park assinou uma extensão de contrato de três anos com o United, para mantê-lo no clube até 2012. Em 2010 viu seu clube perder na Liga dos Campeões da Europa, contra a equipe do Bayern de Munique. O Chelsea venceu a “Premier League” nessa ocasião.

Durante a temporada 2010-11, após ter voltado da Copa do Mundo na África do Sul, Park foi deixado de ser escalado em alguns jogos do Campeonato Inglês. E ficou fora do clube para jogar a Copa da Ásia de 2011, a sua última competição internacional pela Coréia do Sul. Retornou em fevereiro ao Manchester.

Dessa feita Park foi uma peça importante de Alex Ferguson para conquistar o título da “Premier League” 2010-11, sendo decisivo nos jogos pela quartas de finais da Liga dos Campeões da UEFA de 2010-11, contra a equipe do Chelsea.

E assim garantindo a volta do Manchester a uma final de Liga dos Campeões, dessa vez contra o poderoso Barcelona de Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi Hernández e companhia. 

Jogou todos os 90 minutos daquela final no Estádio de Wembley, mas nada pode fazer para evitar a derrota de sua equipe por 3 X 1.

Em 2012,Park foi para o Queens Park Rangers, também da Inglaterra, time onde estavam o goleiro Júlio César e o atacante Fábio Silva, mas pouco jogou. Ficou até 2013 quando o time foi rebaixado para a Football League Championship (segunda divisão) do campeonato inglês.

Em 2013 retornou ao PSV, por empréstimo. Jogou apenas 25 partidas e marcou dois gols, assim deixando o clube na quinta posição da Eredivisie 2013-14. No dia 3 de maio de 2014, Park jogou a sua última partida como profissional, uma vitória do PSV por 2 X 0 em cima do NAC Breda pela Eredivisie.

Depois da vitória, Park, considerado o maior futebolista da história do futebol sul-coreano, decidiu se aposentar aos 33 anos, anunciando o fato oficialmente apenas no dia 14 de maio de 2014 e encerrando assim sua vitoriosa carreira de jogador.

De qualquer forma, Park entrou para a história do PSV, se tornando um dos ídolos do clube. E lá pendurou as chuteiras em 2014. Depois da aposentadoria, ele inaugurou o Centro de Futebol JS, na cidade onde cresceu.

Pela Coreia do Sul, Park participou da Copa do Mundo FIFA de 2002, 2006 e 2010, sendo destaque do seu país em todas as participações, inclusive sendo um dos poucos jogadores na história a marcar gol em três Copas diferentes, feito realizado por poucos como Ronaldo, Klose e Pelé.

Pela Seleção Sul-coreana, Park fez história. Mesmo jovem, ele foi uma das armas do time que chegou até as semifinais na Copa de 2002. Ele também participou dos Mundiais de 2006 e 2010. Anunciou no dia 31 de janeiro de 2011 a sua aposentadoria da seleção sul-coreana aos 29 anos, após um terceiro lugar de sua seleção na Copa da Ásia de 2011.

Park atuou 100 vezes pela seleção de seu país e marcou 13 gols. Nos três jogos das copas do mundo que disputou e marcou gol, sua seleção nunca perdeu. Esses jogos foram: Coreia do Sul 1 X 0 Portugal, Copa 2002; França 1 X 1 Coreia do Sul, Copa 2006 e Coreia do Sul 2 X 0 Grécia, Copa de 2010. Foi capitão da sua seleção nas copas de 2006 e 2010.

Foi eleito “Man of the Match”, no jogo França 1 X 1 Coreia do Sul valido pela fase de grupos da copa 2006. Nessa partida a poderosa seleção francesa contava com o jogador Zinedine Zidane no auge de sua carreira, e que logo após a copa 2006 seria eleito pela FIFA o melhor jogador da competição.

Entre as inúmeras conquistas pelos clubes por onde passou, Park nunca conseguiu ganhar um título pela sua seleção sul-coreana.

A campanha de maior relevância foi conseguir levar a Coréia do Sul até as semifinais da Copa do Mundo de 2002, que foi sediada em sua própria casa, na Coréia do Sul e no Japão. A seleção de Park foi eliminada para seleção da Alemanha pelo placar de 1 X 0. (Pesquisa: Nilo Dias)