Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O centenário do "Azulão" de Sorocaba

O Esporte Clube São Bento, da cidade de Sorocaba, interior paulista, é mais um clube que comemorou 100 anos de fundação neste ano de 2013. O clube nasceu no dia 14 de setembro de 1913, com o nome de Sorocaba Athletic Club. Seu primeiro presidente foi João Antunes. Somente um ano depois da fundação, em 13 de outubro de 1914, que passou a ter a denominação atual de E.C. São Bento, motivada, segundo alguns, por um desentendimento entre sócios e diretores.

A mudança foi uma homenagem ao São Bento, time da capital paulista que na época fazia muito sucesso. Há também quem diga que o nome São Bento foi adotado pelo fato do time jogar num campo de futebol que havia atrás do Mosteiro de São Bento, em Sorocaba.

Mas o São Bento não foi o primeiro clube de futebol da cidade. No início do século XX existiam em Sorocaba o Savóia, Sorocabano e Fortaleza. Em 1905, na região do “Além Ponte”, que concentrava muitas famílias de imigrantes espanhóis, surgiu o Club Athletico Chapeleiros , da fábrica de chapéus Souza Pereira.

Com a extinção do “Chapeleiros”, vários adeptos desse clube, junto com funcionários da fábrica de arreios Ferreira e Cia, instalada na rua XV de Novembro, fundaram o Sorocaba Athletic Club, nome primitivo do E.C. São Bento, em 14 de setembro de 1913. Nessa época a cidade vivia um surto de febre amarela, que por pouco não dizimou todos os moradores da cidade.

O primeiro jogo da história do novo clube foi uma goleada de 13 X 3, no Brasil Foot-Ball Club, de Pirajú, que em 1937 passou a se chamar Atlético Brasil, do distrito do Éden, equipe de futebol amador de Sorocaba, ainda em atividade. O segundo jogo foi contra o Club Colonial do Votorantim, com vitória de 2 X 1.

A primeira conquista do São Bento foi a “Taça Pierrot”, ganha em cima do XV de Piracicaba, por 1 X 0. A partida foi disputada no dia 23 de setembro de 1917 no antigo estádio “Castellões Parque”. O clube ainda conserva esta taça, considerada pelos torcedores a “Moedinha número um”. Recentemente a taça foi restaurada.

Nessa época aconteceram grandes jogos pelos campeonatos amadores da cidade, com as participações de Sorocabano, Fortaleza Clube, Savóia, Scarpa, Esporte Clube São Bento e Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, entre outros.

Em razão de existir pouca documentação sobre a reunião que culminou na fundação do clube, e em nenhuma delas qualquer referência as cores dos uniformes usados, acredita-se que a roupagem possuía tons de vermelho e branco, que eram as usadas pelo Sport Club Sorocabano. E só depois que mudou o nome para S.C. São Bento passou a adotar o azul celeste e o branco, que também eram as cores da extinta Associação Atlética São Bento, campeã paulista de 1914.

Porém, com a reforma do estatuto, ocorrida em 2009, foram acrescidas o azul Royal e o azul marinho. Na mesma ocasião “aportuguesou-se” a denominação “Club” para Clube, mantendo-se, contudo, o original em inglês no símbolo da equipe.

O primeiro escudo do S.C. São Bento surgiu em meados da década de 1920. No início do século XX, os clubes não possuíam escudos e nem a camisa dos atletas eram identificadas com números. Sua primeira versão consistia em um brasão azul, com as iniciais ECSB dentro de um círculo branco.

Na década seguinte, o brasão ficou apenas com o círculo e as iniciais, que teve duas versões. Quando o clube se profissionalizou, na década de 50, as letras que antes estavam separadas se juntaram para formar o desenho conhecido atualmente.

Em seguida, veio a inscrição com o nome do clube e da cidade de Sorocaba. A primeira versão do escudo que conhecemos hoje tinha suas cores invertidas: fundo azul e letras brancas. Foi apenas na década de 1980 que o distintivo tomou a forma que conhecemos hoje.

Ao longo do tempo, o São Bento teve uma série de uniformes, com diferentes tonalidades de azul. Atualmente o clube utiliza as cores azul e dourado para o uniforme principal e branco e dourado para o segundo uniforme, e laranja e dourado, para o terceiro.

Este último é uma alusão ao Sorocaba Athletic Club, que acredita-se que usava as cores vermelho e branco. Porém foram adotadas as cores laranja para não ter camisas similares ao seu rival, o Atlético Sorocaba.

O mascote do clube é o “Tira Prosa”, que estava esquecido há quase 30 anos, e agora foi recolocado nos jogos da Série A3. No passado ele impunha muito respeito. O “Tira-Prosa” é um pássaro Azulão, cuja denominação remete àquele que é valentão. O São Bento é o clube mais antigo de Sorocaba, ainda em atividade.

Durante quase 40 anos o São Bento disputou apenas campeonatos da cidade e região. Somente em 1953 se tornou profissional, participando do Campeonato Paulista da Série 3, que contou com 20 clubes divididos em três  grupos. O do São Bento tinha Corinthians, de Santo André, Paulista, de Jundiaí, Jabaquara, de Santos, Bragantino, de Bragança Paulista, São Caetano Esporte Clube e Taubaté.

O primeiro jogo oficial do São Bento como clube profissional, aconteceu em Bragança Paulista, quando perdeu para o Bragantino por 2 X 1. O time de Sorocaba jogou na ocasião com Peter - Domingos e Moacir – Rau – Falco e Sérgio – Cicarelli – Carrega – Mário - Mané e Bernardi.

Ainda em 1953 o “Azulão”, como era chamado pelos torcedores, realizou seu primeiro jogo de caráter internacional, tendo empatado em 2 X 2 com o Nacional de Montevidéu, campeão uruguaio, em jogo realizado em Sorocaba.

A equipe uruguaia contava com alguns jogadores que conquistaram o Campeonato Mundial de 1950 em pleno Maracanã. Ao longo da história, destaca-se a vitória diante da Seleção Brasileira de Novos, em Sorocaba, por 2 X 0, e também a goleada imposta ao Bragantino por 9 X 2, em 14 de abril de 2002, no Estádio Walter Ribeiro.

O São Bento ainda enfrentou em jogos internacionais a Seleção da Bulgária, em Sofia, no ano de 1979, perdendo por 2 X 1. Em 1980, em Sorocaba, derrotou a Seleção da Arábia Saudita, por 1 X 0. Em 1980 bateu a Seleção da Coréia do Norte por 1 X 0, em jogo realizado em Sorocaba.  E, finalmente, em 2012 empatou em 0 X 0 com a Seleção de Cuba, também em Sorocaba.

Em 1956, o São Bento vendeu ao Santos F.C. o jogador Fiote. Na transação o clube de Sorocaba tinha o direito de escolher alguns jogadores santistas por empréstimo. O próprio técnico alvinegro, Lula, disse que poderia ser levado qualquer jogador que estivesse no banco.

Foi escolhido Raimundinho, que depois foi artilheiro do Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 1957, com 24 gols, jogando pelo São Bento. Ao lado de Raimundinho estava Pelé, mas não despertou o interesse do dirigente sorocabano, Guariglia, que preferiu levar, para sorte do futuro “Rei”, mais os jogadores Waldir e Zezinho.

O “Azulão” disputou o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1979, tendo ficado em 15° lugar entre os 94 clubes que participaram da competição, considerada até hoje o maior campeonato de futebol do mundo. Também disputou, a nível nacional, a Taça de Prata de 1981 e 1983. Seu último compromisso em brasileiros ocorreu em 1992, quando disputou o Campeonato Brasileiro da Série B , a Terceira Divisão, atual Série C.

O primeiro acesso do São Bento à Divisão Especial do certame paulista ocorreu em 1963, depois de conquistar o título de campeão da Primeira Divisão, atual Série A2, enfrentando nos três jogos finais ao América, de São José do Rio Preto.

A partida decisiva, realizada na noite de 23 de fevereiro teve como palco o Estádio do Pacaembu, na capital bandeirante, com vitória do São Bento por 2 X 1. O gol da vitória e do título foi marcado por Picolé, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

O São Bento, comandado pelo técnico “Capão”, jogou com Walter – Julião - Odorico e Salvador - Nestor e Paulinho – Raimundinho – Cabralzinho – Picolé - Bazzaninho e Paraná. Os dois jogos anteriores terminaram empatados, 0 X 0, em São José do Rio Preto e 1 X 1, em Sorocaba.

No jogo final o São Bento teve o apoio de cerca de 3 mil torcedores, que viajaram em ônibus, carros particulares e até trens especiais. Apesar de ter sido realizada em 1963, a partida final correspondia ao certame de 1962.

Foi nessa década de 1960 que o clube viveu seus melhores momentos no Campeonato Paulista. Em 1963 foi quarto colocado, à frente de Corinthians e Portuguesa. Nos anos de 1964, 1965 e 1968 alcançou a sexta posição. Em 1966, 1967, 1969 e 1970 classificou-se em oitavo lugar. O São Bento participou do principal campeonato do Estado durante longos 29 anos consecutivos. Em 1991 foi rebaixado para a Série A3.

Após a queda, o clube enfrentou momentos difíceis, com uma série de escândalos envolvendo dirigentes e falta de apoio da Prefeitura e empresários, que quase o levaram a extinção. No final da década de 1990, o São Bento foi comprado pelo empresário pernambucano Jailson Dantas, também dono do Unibol.

Porém, a venda foi revertida, alegando-se que o empresário não tinha pago os cerca de R$ 300 mil previstos no contrato. O empresário recorreu e a ação segue na justiça até hoje.

Em 1994 o São Bento e o Corinthians de Presidente Prudente não foram rebaixados devido ao Monte Azul e a Internacional, de Bebedouro não terem atendido aos requisitos de capacidade de estádio para a disputa da A3 1995. Em 1998 o “Azulão” não foi rebaixado devido a desistência do Novorizontino de disputar o campeonato de 1999.

Em 2001 o São Bento ganhou o Campeonato Paulista da Série A3. Em 2002, foi campeão da Copa Estado de São Paulo, garantindo o título em dois empates frente o Jaboticabal, por ter vantagens de pontos na competição. Encerrou a campanha e confirmando o título em cima do União Mogi, em Sorocaba diante de sua torcida.

Em 2005, o clube retornou a elite do futebol paulista. Essa nova experiência durou apenas dois anos, pois em 2007 foi novamente rebaixado para a Série A2. Nessa ocasião o time era treinado pelo ex-volante da Seleção Colombiana, do Palmeiras, do Corinthians e do Santos, Freddy Rincón.

Em 2008, quase voltou a Divisão Principal depois de chegar ao quadrangular semifinal, mas não alcançou classificação. O Grupo era formado por São Bento, Atlético Sorocaba, Mogi Mirim e Oeste. O São Bento foi prejudicado com a ocorrência do polêmico "Jogo da Marmelada" entre Mogi Mirim e Oeste, que garantiram o acesso depois de um vexatório empate sem gols.

Em 2009, não conseguiu chegar nem mesmo na segunda fase do campeonato.  Em 2010, o time era comandado pelo ex-goleiro e ídolo do clube, Abelha, e contou com patrocínios de entidades fortes da cidade, mas novamente não logrou êxito.

O pior estava reservado para 2011 quando foi rebaixado para a Série A3, e foi apenas sétimo colocado na Copa Paulista, quando colocou em campo um time Sub-20, dirigido pelo técnico Claudinho Anacleto. Foi o resultado de uma série de resultados negativos, crises de bastidores e saída de patrocinadores.

Em 2012 não obteve êxito na tentativa de voltar a Série A2. Na Copa Paulista do mesmo ano, sob o comando do técnico Edson Vieira, a equipe começou a montar o time que disputou a A3 2013.

E agora, em 2013, ano em que comemora o centenário, o São Bento conseguiu voltar a Série A2, depois de vencer o Batatais, por 3 X 1 no campo do adversário e empatar em casa por 1 X 1.

Mas antes disso teve de passar por sufoco. Na segunda fase da competição, em um grupo que tinha Itapirense, Sertãozinho e Internacional, de Limeira, o São Bento, apesar de liderar toda a fase final do certame, apenas conseguiu seguir em frente com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, em um empate sofrido diante da equipe do Sertãozinho. O time era treinado por Édson Vieira.

O São Bento manda seus jogos no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o popular CIC (Centro de Integração Comunitária), localizado no bairro Jardim Santa Rosália, que tem capacidade para receber até 12.525 torcedores. O estádio foi inaugurado em 14 de outubro de 1978. O
nome é uma homenagem ao jornalista Walter Ribeiro (in memorian).
O estádio substituiu o “Humberto Reale”, antiga sede e lar do São Bento, que foi reformado e virou centro de treinamento do clube, depois de passar anos no mais completo abandono.

Nesse local foram realizadas memoráveis partidas, tendo como destaque a presença de Pelé em um jogo do São Bento contra o Santos, então campeão mundial. Vale lembrar que o time sorocabano venceu por 3 X 2.

O “Azulão” já mandou seus jogos em outros campos, tais como o Velódromo de Sorocaba, Castellões Parque, ambos extintos e no Campo do Savóia, todos no tempo do amadorismo.

O clube revelou bons jogadores para o futebol brasileiro, entre eles Mickey, até hoje considerado um dos melhores meias-armadores que passaram pelo clube, Pires, que atuou pelo Palmeiras e Vasco da Gama, Luís Pereira, o “Chevrolet”, que depois brilhou no Palmeiras e Seleção Brasileira, Paraná, que jogou no São Paulo e Seleção Brasileira, Marinho Peres, que vestiu as camisas do Santos, Internacional e Seleção Brasileira, Cabralzinho, que jogou no Santos, Fluminense e Palmeiras, Bauer, craque do São Paulo e Seleção, Odair Patriarca, que defendeu o Palmeiras e Seleção Brasileira e Tupãzinho, que jogou no Corinthians, entre outros.

Atualmente, o maior rival do São Bento é o Atlético Sorocaba, com quem protagoniza um dos maiores clássicos do interior paulista, o “Derbi”. Em rivalidade, é comparado aos clássicos Santista, Limeirense, Rio-pretense e até ao Campineiro.

Títulos conquistados: Campeonato Amador de Sorocaba. (1921, 1922, 1923, 1944, 1955, 1959, 1962 e 1963; Série A2 do Campeonato Paulista (1962); Campeonato Paulista do Interior (1963 , 1965 e 1966); Série A3 ( 2001 e 2013) e Copa Paulista de Futebol do Interior (2002).

O São Bento corre atrás de um objetivo para os próximos 10 anos, tornar-se o principal clube do interior paulista. E o projeto está começando com a reinauguração ocorrida nos festejos do cntenário, do Centro de Treinamento, localizado no antigo estádio “Humberto Reale”.


O São Bento mantém categorias de base Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e retomou este ano a modalidade de Futsal. O clube já disputou competições de basquete e também futebol feminino. As torcidas organizadas do clube são a “Tira Prosa”, “Sangue Azul”, “Força Azul” e “Falcão Azul”. (Pesquisa: Nilo Dias) 

Este ano, depois de vencer a Série A3, o São Bento retornou a Série A2 do Campeonato Paulista.