Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 1 de novembro de 2014

Uma torcida diferente

Sabidamente, muitas torcidas organizadas de clubes de futebol no Brasil tem sido protagonistas de espetáculos de extrema violência, que recheiam os noticiáros policiais país afora. É claro que existem algumas torcidas que se preocupam em ajudar seus clubes, comparecendo aos estádios apenas para torcer.

Mas existe uma, que realmente é bastante diferente de todas as outras. Trata-se da “Ultras Resistência Coral”, torcida organizada do Ferroviário, terceira força futebolistica de Fortaleza, capital do Ceará. Ao contrário das organizadas de outros clubes, os integrantes da “Resistência Coral” não aceitam ingressos gratuitos e proibem seus componentes de ofender os adversários com termos machistas ou homofóbicos.

Os componentes da torcida também enveredam pelos lados da política. Todos são militantes de esquerda e críticos do sistema capitalista, o que não impede os dirigentes do clube de gostarem deles, apesar de alguns serem empresários. Eles até compram camisas da organizada.

Dizem que a torcida do Ferroviário é composta só por idosos. Mas não é verdade, tanto que o viés de esquerda acabou atraindo muitos torcedores jovens, alguns militantes do movimento estudantil que não torciam para time nenhum, mas que se aliaram a “Resistência Coral”, exatamente por ser diferente e por sua atuação política.

A torcida não é grande em número de componentes, saõ apenas 20, que resolveram juntar o amor ao clube a crença política. Ao contrário de Ceará e Fortaleza, as duas maiores forças futebolisticas do Estado, o Ferroviário tem raízes operárias e foi fundado por funcionários da antiga Rede de Viação Cearense (RVC).

Os atuais membros da “Resistência Coral” já pertenceram a outras torcidas organizadas, mas não gostavam dos cantos machistas e homofóbicos e a incitação a violência. Por isso, em 2005 resolveram criar a sua própria torcida.

Queríam formar uma torcida organizada que tivesse uma ideologia compatível à história do time, que retomasse a tradição da origem de classe do Ferroviário, que foi sendo esquecida desde que terminou a parceria com a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

O exemplo da “Resistência Coral” já está sendo seguido por torcedores de outros clubes, como Atlético Mineiro, Bahia, Palmeiras, Flamengo e São Paulo. Na Europa, futebol e política estão juntos há muito tempo.

Como a “Resistência Coral” prega a paz nos estádios, poderia se pensar que o seu relacionamento com as demais organizadas não é bom. Muito pelo contrário, às vezes torcem até juntas nas arquibancadas, caso da “Falange Coral”, embora não acompanhe os canticos de cunho preconceituoso.

Mas não estão livres de hostilidades das torcidas de outros clubes. Cera ocasião, torcedores do Fortaleza tentaram roubar uma faixa. Como estavam em desvantagem numérica, os torcedores do Ferroviário se limitaram a salvar a faixa, pois entrar em luta corporal seria suicidio.

Mesmo com toda a apologia a não violência, ainda assim a “Resistência Coral” não escapa da repressão por parte da Polícia cearense, que proibiu a entrada nos estádios de uma faixa com os dizeres “Nem guerra entre torcidas, nem paz entre classes”.

Também não são permitidas as faixas que contenham o símbolo da “foice e o martelo” e de apoio à resistência palestina, sob o pretexto de terrorismo. A torcida se compõe de pessoas com pensamentos variáveis, como comunistas e anarquistas.

Se já era ruím para as organizadas se expressarem, depois da Copa a coisa piorou. Agora, tem o tal “padrão Fifa de torcedor”. No “Estádio Castelão”, não tem mais como colocar faixas, tiraram as muretas e as grades e a Policia diz que não pode. Não tem espaço nem mesmo para estar de pé, pulando, queixam-se os torcedores. Agora tem que se conviver com essa idéia de futebol moderno, higienizado.

A confecção de material é cara, e como não recebe auxilio nenhum dos “cartolas”, o negócio é sobreviver com a venda de camisas e outros produtos da torcida e da ajuda de alguns sócios.

Suas mensagens podem ser vistas não só nos jogos do Ferroviário, mas também em manifestações populares, inclusive contra a Fifa e a Copa do Mundo que foi realizada recentemente em nosso país. Para eles, a Fifa é um grande mal, uma entidade mais preocupada em lucros do que permitir que  futebol continue a ser um esporte popular.

O Ferroviário já foi bem maior no passado, quando seus torcedires rivalizavam com os do Fortaleza e Ceará. O clube já foi nove vezes campeão cearense, e revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro, casos do goleiro Clemer, os volantes Nasa e Lima e os atacantes Mirandinha, Jardel e Iarley.

A decadência do Ferroviário e de outros clubes ligados a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), começou quando o ex-presidente Itamar Franco privatiozu a empresa. Como a maior parte da renda desses clubes vinha dos trabalhadores, descontado em folha, com a privatização perderam tais recursos.

Hoje, o Ferroviário busca sobreviver com as cotas de TV, parceria com o “Castelão” para conseguir renda, já que o patrocínio é cada vez mais difícil, visto que as atuações do time não recomendam uma boa marca na visão das empresas.

Além do mais, Diretorias que passaram não valorizaram as categorias de base e o clube acabou sendo rebaixado este ano, pela primeira vez em sua história, para a Segunda Divisão Cearense do ano que vem. (Pesquisa: Nilo Dias)

A "Resistência Coral" prega a paz nos estádios. (Foto: Divulgação)