Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um jogador diferenciado

Ruben Walter Paz Márquez, mais conhecido como Ruben Paz, nasceu em Artigas (Uruguai), no dia 8 de agosto de 1959. Começou a carreira no Peñarol, de sua terra natal, onde jogou entre 1975 e 1976. Em 1977 foi para o Peñarol, de Montevidéu, onde se consagrou como craque, por lá permanecendo até 1981.

Em 1982 foi contratado pelo S.C. Internacional, de Porto Alegre. Ruben Paz chegou ao colorado gaúcho em fevereiro de 1982, levado pelo então presidente Frederico Arnaldo Ballvé. Estreou num jogo frente o Goiás pelo Campeonato Brasileiro, em que o Internacional goleou por 5 X 0.

Foram várias as atuações de luxo do craque da camisa 10 pelo Internacional, como por exemplo, a final do Campeonato Gaúcho de 1982. Ele foi o principal jogador em campo na vitória do Inter sobre o Grêmio por 2 X 0. Teve um desempenho notável no jogo que é lembrado até hoje pela torcida vermelha.

Em 1982, o Internacional realizou uma excursão por gramados europeus, tendo disputado o tradicional “Torneio Joan Gamper”, em Barcelona, na Espanha. Ruben Paz teve a oportunidade de mostrar todo o seu exuberante futebol.

O time era treinado por Ernesto Guedes, um polêmico treinador. O Inter chegou ao torneio tido apenas como um mero participante. O favorito era o Barcelona, que acabara de fazer grandes contratações, entre elas o argentino Diego Maradona e o alemão Schuster. O time espanhol ainda tinha em suas fileiras Quini, estrela do futebol espanhol na época.

No jogo contra o Internacional, para definir um dos finalistas, o Barcelona foi quem criou as melhores chances, o Internacional só arriscava em contra-ataques. O jogo terminou 0 X 0 no tempo normal, o que provocou uma decisão por pênaltis. O clube brasileiro venceu por 4 X 1 e garantiu vaga na final para enfrentar o Manchester City, da Inglaterra.

No jogo final deu Internacional 3 X 1, com gols de Edvaldo, Paulo César e Fernando. O City descontou com Mc’Donalds. Inter, Campeão do Torneio Joan Gamper. A imprensa espanhola da época deu grande destaque para conquista colorada e para o bom futebol de Ruben Paz.

Em 1983 os técnicos gaúchos o elegeram o melhor jogador em atividade no Estado. Em sua passagem por Porto Alegre, Ruben Paz teve duas filhas Maria Fernanda e Maria Eugênia, e fez amizades que duram até hoje, principalmente com ex-companheiros como Mauro Galvão, Rodrigues Neto e Edvaldo e o técnico Otacílio Gonçalves.

No clube colorado gaúcho atuou por cinco temporadas, tendo se consagrado como um dos maiores ídolos da torcida. Em 1986 deixou o Internacional para jogar no Racing Club de France, de Paris onde ficou por apenas uma temporada, indo em 1987 para o Racing, da Argentina. Em 1989 e 2000 defendeu o Genoa, da Itália.

Em 1990 voltou ao Racing argentino. Em 1993 atuou pelo Rampla Juniors, de Montevidéu. Em 1994 vestiu a camisa do Frontera Rivera Chico, de Rivera. Em 1996 transferiu-se para o Godoi Cruz, da Argentina. No mesmo ano jogou pelo Wanderers, de Artigas. De 1997 a 2000 esteve novamente no Frontera Rivera Chico.

Em 2002 foi para o Nacional, de San José de Mayo (Uruguai), em 2003 andou pelo Tito Borjas, de San José de Mayo, e em 2006 encerrou a carreira de verdadeiro cigano do futebol, defendendo o Pirata Juniors, de Artigas.

Em 1997, quando Ruben Paz jogava pelo Frontera Rivera Chico, de Rivera, eu presidia a S.E.R. São Gabriel, de São Gabriel (RS). E jogamos uma partida amistosos contra esse clube uruguaio, no Estádio Atlio Paiva, em Rivera, que terminou empatada em 0 X 0. Ruben Paz jiogou, mas não tinha mais o preparo fisico e técnica dos tempos de Internacional.

Em sua longa carreira de jogador, Ruben Paz conquistou muitos títulos: Campeonato Artiguense (1975); Campeonato Sul-Americano Sub-20 (1977 e 1979); Campeonato Uruguaio (1978, 1979, 1981 e 1982); Mundialito (1981); Campeonato Gaúcho (1982, 1983 e 1984); Super Copa Libertadores da América (1988); Supercopa Interamericana (1988); Campeonato Riverense (1994); Liguilla de Ascenso (1998); Liga Mayor de San José de Mayo (2003 e 2004).

Ruben Paz jogou dois Mundiais pela Seleção do seu país, em 1986 no México e 1990 na Itália. Foi campeão pela “Celeste” da “Copa del Oro”, conhecida como “Mundialito”, disputado em 1980 e da qual participaram unicamente as seleções até então campeãs do mundo. Com o selecionado uruguaio disputou um total de 66 partidas oficiais e marcou 12 gols.

Durante os cinco anos que vestiu a camisa do Internacional, Ruben Paz foi um jogador diferenciado, aquele que pensava o jogo, distribuía as jogadas e armava as ações ofensivas do time. Portador de uma técnica apurada, foi ídolo da torcida, jogou duas Copas do Mundo e deixou os gramados somente aos 47 anos de idade.

Ele adorava jogar futebol. A bola era sua companheira inseparável, por isso demorou tanto a encerrar a carreira. Ele conta que os fez em duas etapas, como jogador profissional parou aos 41 anos, jogando o campeonato uruguaio pelo Frontera Rivera Chico. E por times amadores em 2006, e assim mesmo para atender ao pedido de um amigo de infância, o também ex-jogador Mario Saralegui, que, na época, assumiu o comando do Peñarol e chamou Paz para ser assistente.

Hoje Rubens Paz mora em Artigas, sua cidade natal, onde se dedica a um projeto de revelação de jogadores de futebol. Mas ainda acompanha pela televisão os jogos do Internacional,seu clube brasileiro de coração. (Pesquisa: Nilo Dias)

Ruben Paz, quando defendia o Internacional.