Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

108 anos de futebol (Final)

O Oriente Atlético Clube foi fundado em 13 de junho de 1927, em Santa Cruz. A escolha da denominação do clube partiu da ideia de que o sol surge no nascente ou no oriente. Já a ideia da camisa vermelha ou encarnada foi inspirada em um famoso matadouro existente na região que tinha ampla importância para as famílias residentes, haja vista que pelo menos um membro trabalhava no local.

Como os funcionários entravam pela manhã vestidos de branco, e no final do expediente saíam com a cor do sangue do gado, foi decidido que o time vestiria o branco e o vermelho . As primeiras reuniões aconteceram nas casas dos fundadores e de algumas pessoas que ofereciam suas residências.

O terreno para a construção do campo foi cedido, ainda uma vez mais, por Antônio da Costa. O local é o mesmo onde, ainda hoje está situado: Rua Nestor, 1107 a 1127. Estreou em 1929 no Campeonato Carioca da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMTD).

Na final, o G.S. Santa Cruz venceu por 2 X 0 o S.C. América e ficou com o título de campeão carioca de 1930. Em 1931, o Oriente venceu o Campeonato Carioca da LMDT.  No ano seguinte a Liga realizou o seu último campeonato como Autônoma. O campeão foi o Sport Club Boavista.

Em 1933, a LMDT passou a ser uma subliga da Liga Carioca de Foot Ball até ser extinta em 1935. O Oriente disputou seu último campeonato nessa Liga na série João Evangelista Belfort Duarte.

O Oriente participou da Liga Suburbana de Futebol em companhia de outros clubes do antigo Distrito Federal. Conseguiu grandes feitos ao longo de sua existência e juntamente com o Manufatura Nacional de Porcelana, foi o maior conquistador de títulos do Departamento Autônomo da Federação de Futebol.

A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) continuou organizando Campeonatos Estaduais até 1932. Embora esses campeonatos fossem formalmente estaduais, a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não os lista na cronologia oficial do Campeonato Carioca.

Também participaram de Campeonatos Cariocas o Modesto Football Club, ou apenas Modesto, e o Jequiá Iate Clube ou apenas Jequiá, este fundado no dia 19 de dezembro de 1919. Ambos estão extintos.

O Canto do Rio Foot-Ball Club, da cidade de Niterói, foi fundado a 14 de novembro de 1913, por quatro garotos 10 e 11 anos de idade. O "Cantusca", como era popularmente chamado, logo se tornou o time mais popular de Niterói, onde disputou o campeonato municipal.

Nos tempos áureos do futebol niteroiense, o clube realizava o chamado “Clássico da Zona Sul”, com o Fluminense A.C., com quem formou nas décadas de 1920 a 1950, o "Grupo dos Seis". Juntos, estavam os extintos Ypiranga F.C., Niteroiense F.C., Byron F.C. e Barreto F.C. (estes últimos realizavam o “Clássico da Zona Norte”).

O Canto do Rio foi ainda um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos, que se tornpu, posteriormente, a Federação Fluminense de Desportos, que organizou o futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Sob os auspícios da entidade, o clube sagrou-se campeão municipal de Niterói em 1933, recebendo o título simbólico de "representante oficial do estado do Rio/AFEA".

O clube cresceu muito e tornou-se o primeiro clube do antigo Estado do Rio de Janeiro a se profissionalizar, em 1941. Como todos os campeonatos organizados pela Federação Fluminense de Desportos eram amadores, o Canto do Rio obteve licença especial para disputar o Campeonato Carioca de profissionais, do vizinho Distrito Federal.

A presença de um clube de outro Estado sempre incomodou os clubes chamados de "pequenos" da cidade do Rio de Janeiro, em especial o tradicional São Cristóvão, que, por várias vezes, tentaram alijar o clube niteroiense da disputa.

O ano de 1953 marcou um grande momento do Canto do Rio, quando conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca ao vencer o Vasco por 3 X 0 na partida final, disputada em pleno “Estádio Jornalista Mário Filho”, o Maracanã.

O Canto do Rio conseguiu se manter disputando o Campeonato Carioca (muito mais rentável e com muito mais cobertura jornalística do que o Campeonato Fluminense) até 1964, quando uma confusão em um jogo contra o Fluminense, que resultou em briga generalizada entre os jogadores e invasão de campo no Estádio Caio Martins, resultou na expulsão definitiva do clube alviceleste do futebol carioca.

O Canto do Rio abandonou o profissionalismo até a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Na década de 1980, o clube voltou a tornar-se profissional e, desde então, vem alternando participações em divisões inferiores do futebol com pedidos de licença.

Suas cores oficiais, definidas pelo estatuto, são o azul e o branco. O uniforme original do Canto do Rio é camisas azuis com golas brancas e calções brancos (alvianil). No entanto, tradicionalmente o clube utiliza camisas listradas em um tom de azul mais claro (azul-celeste) e branco, porém mantendo os calções e o escudo no tom azul original.

O Campo Grande Atlético Clube foi fundado em 13 de junho de 1940, com o nome de Clube Sportivo Campo Grande, por remanescentes do antigo Campo Grande Athletic Club, fundado em 1908, que disputava os antigos campeonatos da Liga Metropolitana. Em meados dos anos 30, o clube foi extinto.

O Sportivo logo deu lugar ao atual time, o único participante do antigo Departamento Autônomo, onde participou desde seu primeiro certame, em 1949, até ser incluído para disputar o certame estadual em 1962. O uniforme do Campo Grande é composto por camisa com listras verticais brancas e pretas, calção branco e meias pretas.

O primeiro título veio no “Troféu José Trócoli”, disputado entre julho e agosto de 1967, por times que não haviam se classificado para o segundo turno do campeonato estadual.

No elenco figurava Dário Maravilha, que logo no ano seguinte seria vendido para o Clube Atlético Mineiro. No Campo Grande, ele assinalou 26 gols, de 1966 a 1968, incluindo gols nos juvenis e aspirantes.

Vanderlei Luxemburgo, hoje um dos principais técnicos do futebol brasileiro, com 31 anos assumiu o time alvinegro para a disputa da Taça de Ouro (Série A do Brasileirão) de 1983. Entre 44 equipes, o Campo Grande, que já tinha feito parte da elite nacional em 1979, ficou em 24º lugar na classificação final.

Títulos de campeões por clubes.  Flamengo, 33; Fluminense, 31; Vasco, 22; Botafogo, 20; América, 7; Bangu, 2; Payssandu, 1 e São Cristóvão, 1.

Participaram, ainda, do Campeonato Carioca as equipes do América, Bangu, Olaria, São Cristóvão, Madureira, Portuguesa, Bonsucesso, Serrano (Petrópolis), Volta Redonda, Americano (Campos), Goytacaz (Campos), Cabofriense (Cabo Frio), América (Três Rios), Nova Cidade (Nilópolis), Itaperuna (Itaperuna), Boavista (Saquarema), Duque de Caxias, Resende, Macaé, Nova Iguaçu, Audax Rio (São João do Meriti), Friburguense, Quissamã, Tigres do Brasil, Mesquita, Cardoso Moreira, Entrerriense (Três Rios), Barreira (Saquarema, atual Boavista) e Porto Alegre (Itaperuna).

A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) continuou organizando campeonatos Estaduais até 1932. Embora esses campeonatos sejam formalmente campeonatos estaduais, a atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não os lista na cronologia oficial do Campeonato Carioca.

Eis os campeões: Engenho de Dentro (1925); Modesto (1926 e 1927); S.C. América (1928 e 1929); Santa Cruz (1930); Oriente (1931) e Boa Vista (1932).

Em 1933 com a fundação da profissional Liga Carioca de Football, a LMDT desistiu de tentar rivalizar com mais uma liga e se tornou sub-liga da LCF, responsável pelos campeonatos de amadores da mesma - função semelhante ao do Departamento Autônomo.

Os campeões desses anos, que não mais podem ser considerados campeões estaduais, foram: Viação Excelsior (1933) e São José (1934). (Pesquisa: Nilo Dias)


Olaria A.C. em 1936. (Foto: Divulgação)