Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

108 anos de futebol (1)

O Campeonato Carioca de Futebol é o terceiro mais antigo do Brasil, ficando atrás apenas dos certames paulista e baiano. Começou a ser disputado em 1906, com o jogo Fluminense 7 X 1 Paissandu, realizado no dia 3 de maio, no Campo da Rua Guanabara, no Bairro de Laranjeiras, com o primeiro gol da competição marcado por Horácio da Costa, atacante do tricolor, que foi o primeiro campeão.

A Liga Metropolitana de Football foi a organizadora do campeonato, do qual participaram as equipes do Fluminense Football Club, do Bairro das Laranjeiras; Payssandu Cricket Club, do bairro do Flamengo; Rio Cricket and Athletic Association, do Bairro Praia Grande, em Niterói; Botafogo Football Club, do Bairro de Botafogo; The Bangu Athetic Club, do Bairro de Bangu e Football and Athletic club, do Bairro da Tijuca.

Da segunda divisão participaram America, Colégio Latino-Americano e Riachuelo. Para o campeão foram criadas as taças "Municipal" e "Colombo".

Quando do surgimento dos primeiros times de futebol no Rio de Janeiro, era comum encontrar diversos campos espalhados por toda a cidade, mas, principalmente, no subúrbio. Foi uma época em que o futebol começava a ganhar equipes e simpatizantes.

Nas décadas de 10 e 20, o subúrbio carioca tinha mais de 50 times, distribuídos na primeira e segunda divisão, além do Departamento Autônomo, que equivaleria nos dias de hoje, à terceira divisão.

Os estádios eram acanhados, na maioria apenas um cercado de madeira e poucos degraus de arquibancadas. O público que ia aos jogos era reduzido, em média 20 pessoas. A partir da década de 10 é que o interesse aumentou.

Os jogadores não tinham vida fácil. A bola e a chuteira eram pesadas, feitas de couro e eles não recebiam salários, apenas atuavam pelo prazer. Ainda assim, boa parte da sociedade elitista da época, chamava os jogadores de desocupados e vagabundos, algo impensado nos dias atuais.

Nos 108 anos de disputa, muitos times participaram dos campeonatos cariocas, alguns deles certamente desconhecidos da maioria das pessoas. Neste trabalho mostraremos aos leitores todos os clubes que tomaram parte no certame principal do Rio de Janeiro, de seu começo até agora.

A partir dos anos 30, muitos clubes fecharam as portas, uma vez que a federação de futebol do Rio estabeleceu que todos os times - para disputar o Estadual - deveriam ter um estádio próprio. Como muitos não possuíam um local fixo, mais de 80% dos times suburbanos enrolaram as bandeiras. Conheçam alguns desses times que desapareceram, sendo sugados pelo profissionalismo.

Começamos pelo Payssandu Cricket Club, nascido de uma dissidência do Rio Cricket Club, que foi fundado no dia 15 de agosto de 1872, por um grupo de jovens ingleses. Em 1875 após discordâncias entre alguns dos fundadores, foi criado o Payssandu, que em 1880 recebeu  denominação de Paysandu Cricket Club, reconhecido como o primeiro clube esportivo organizado do Brasil.

Em 1896, Oscar Alfredo Cox, filho de um dos fundadores do clube, jogador de Cricket e familiarizado com o futebol, mandou buscar na Suíça uma bola da marca “Dupont”, a primeira chegada ao Rio de Janeiro. Porém, ela não pôde ser utilizada para a prática do futebol, pois o terreno onde o clube treinava e jogava, era esburacado demais, permitindo somente a prática do Rugby.

Em 1906 o clube participou do primeiro Campeonato Carioca, terminando como vice-campeão. Em 1912, conquistou o título, com uma equipe formada por maioria de jogadores de origem inglesa. Em 1914 o clube abandonou a prática oficial do futebol, e passou a se chamar Paysandu Athletic Club.

Até hoje o Paissandu tem uma rivalidade clubística forte com o Rio Cricket e a Associação Atlética, da colônia inglesa de Niterói. Para além da rivalidade entre as cidades, os clubes guardam uma origem comum, sendo o Paysandu Cricket Club, uma dissidência do Rio Cricket. Em algumas fontes antigas as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, eram chamadas de “Clássico dos Ingleses”.

O Paissandu Atlético Clube existe até hoje e se dedica a prática de esportes como tênis, squash, bowls, futebol, dentre outros. Também possuí áreas de lazer como piscina, sauna, restaurantes, salão de beleza, massagens e muito mais.

O clube participou do Campeonato Carioca em 1906, 1907, 1908, 1911, 1912, 1913 e 1914. Jogou também a 2ª divisão em 1909 e 1910.

Em 2006, o clube voltou a disputar uma partida de futebol após quase 92 anos, durante as comemorações dos 105 anos do futebol no Estado do Rio de Janeiro, realizadas na sede do Rio Cricket. 

Por não possuir mais Departamento de Futebol ou jogadores, o clube pegou "emprestado" o time principal do Tombense Futebol Clube, de Minas Gerais, que cedeu jogadores para a partida especial. O Paissandu venceu o Rio Cricket por 2 X 1.

Títulos no futebol: Campeão Carioca de 1912, primeira divisão, e Campeão Carioca de 1910, segunda divisão.

Já o Rio Cricket e Associação Atlética, do bairro de Icaraí, em Niterói, é o terceiro clube mais antigo destinado á prática de esportes naqquela cidade, atrás apenas do Clube de Regatas Gragoatá e do Clube de Regatas Icaraí, ambos fundados em 1895.

Ao contrário do que alguns pensm, o Rio Cricket jamais abandonou a prática do futebol. Teve que se licenciar do Campeonato Carioca, do qual era convidado especial, já que na época pertencia a outro Estado, apenas por conta da I Guerra Mundial, quando muitos de seus jogadores foram defender a Inglaterra.

O clube retonou as atividades em1920, as quais mantém até hoje, no entanto, nunca se profissionalizou, continuando amador como o futebol era em seu princípio.

O clube participou do primeiro Campeonato Carioca de Futebol ficando com a terceira colocação. Foi no campo do Rio Cricket que foi definido o primeiro Campeonato Carioca de futebol.

A primeira partida de futebol oficialmente realizada no Estado do Rio de Janeiro foi disputada no campo do Rio Cricket em 22 de setembro de 1901. Neste dia o Sr. Oscar Cox, que viria posteriormente a ser fundador e presidente do Fluminense Football Club, atravessou a Baía de Guanabara para enfrentar os praticantes de críquete e tênis do clube inglês.

Ainda cerca de 15 observadores assistiram o jogo que terminou empatado em 1 X 1, causando espanto a crônica da época, não habituada a relatar embates finalizados sem vencedores.

O clube participou das primeiras edições do Campeonato Carioca em 1906, 1908, 1911, 1912, 1913, 1914 e 1915 e do campeonato niteroiense em 1925, 1926, 1927, 1928 e 1929.

O Football and Athletic Club, agremiação extinta da Zona Norte do Rio de Janeiro, foi fundado em 27 de junho de 1904. Foi criado por moradores das redondezas do Andaraí e Engenho Velho. Sua sede situava-se no Andaraí, e seu campo de futebol era na Rua Campos Sales, na Tijuca, razão pela qual o clube é frequentemente citado como sendo deste bairro.

Suas cores eram o vermelho e o branco. Seu uniforme consistia em camisas vermelhas com o monograma F.A.C. em branco no peito e calções brancos. Sua bandeira era listrada em vermelho e branco na horizontal, com o monograma no quadrante superior esquerdo em vermelho, em estilo semelhante à bandeira dos Estados Unidos.

Em uma partida amistosa contra o Bangu, em 1904, o clube usou um uniforme tricolor (verde, branco e vermelho). O clube seguiu vencendo amistosos e logo tornou-se uma das mais fortes equipes da cidade, contando com bom número de sócios na Zona Norte.

A partir da iniciativa dos dirigentes do Athletic, este em conjunto com os clubes Fluminense, Botafogo, Bangu, Paysandu e Rio Cricket fundaram a Liga Metropolitana de Football, que organizou o Campeonato Carioca de 1906. O Athletic, no entanto, terminou em último lugar.

A partir de 21 de novembro de 1906 mudou a sua denominação para Associação Athletica Internacional. Em 1907, também disputou o campeonato ao ficar em 3° lugar, empatado com o Paysandu. A Internacional ainda seguiu disputando alguns poucos amistosos, até o seu fim definitivo, nos idos de 1912.

O Riachuelo Football Club foi fundado em 19 de outubro de 1905. Tinha as cores verde e branca. Sua sede estava localizada na Rua Diamantina, na casa de Carlos Suckow Joppert, no bairro homônimo, na Zona Norte da cidade.

O clube foi o vencedor do 1º Campeonato Carioca da 2ª Divisão em 1906. Na final, disputada no dia 28 de outubro, venceu o America pelo placar de 5 X 1. O feito valeu ao Riachuelo o apelido de “Clube dos Irmãos Joppert”.

Contudo, na partida contra o Football and Athletic Club, lanterna da primeira divisão, que valia a vaga na primeira divisão do ano seguinte, o adversário o venceu por 5 X 2. Em 1907 foi campeão da Liga Suburbana. O Riachuelo só veio a disputar a primeira divisão a partir de 1908. Participou dos Campeonatos Cariocas de 1908 a 1910.

O Riachuelo foi dissolvido em 21 de janeiro de 1911, pois grande parte de seus atletas havia abandonado o clube para se juntar ao recém-formado, São Cristóvão, e já não havia mais condições de se manter na elite do futebol carioca.

O Haddock Lobo Football Club, uma agremiação do Bairro da Tijuca foi fundado em 23 de julho de 1908 e disputou os Estaduais da Primeira Divisão de 1909 e 1910 e a Segunda Divisão de 1911.
As cores do clube eram o marrom e o branco.

O primeiro uniforme consistia em camisas marrons com gravatas brancas, calções brancos e meias negras. Logo esse uniforme foi mudado para camisas listradas alvimarrons e os calções e meiões brancos.

Em 15 de maio de 1910, mudou as cores para azul e branco. Em 17 de maio de 1911, em meio a uma crise financeira uniu-se ao America Football Club, porém antes voltou a usar as cores originais.

O América herdou seu estádio, na Rua Campos Sales, além da integração de seus atletas, entre eles Marcos Mendonça, o primeiro goleiro da Seleção Brasileira. A identidade do América permaneceu inalterada.

Há registros de um outro Haddock Lobo Football Club, fundado a 4 de outubro de 1913, talvez formado por ex-membros do então já extinto clube. Esse segundo Haddock Lobo não participou de nenhuma competição importante e teve vida breve. Seu endereço era na Rua Barão de Itapagipe, 119, Rio Comprido.

O Sport Club Mangueira foi fundado em 29 de julho de 1906, por operários da “Fábrica de Chapéus Mangueira”. Como a maioria de seus funcionários morava no morro, a localidade em que viviam passou se chamar Mangueira, onde nasceu a “Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira”.

Suas cores eram vermelho e preto, o escudo uma bola de futebol vermelha com as iniciais S.C.M. em preto e o uniforme consistia de camisa listrada na vertical vermelha e preta e calções brancos.

A sua sede se localizavana na Rua Desembargador Isidro, 72. Nos dias de hoje, o local onde antes residia o estádio, abrange parte do clube Tijuca Tênis Clube. Ao todo, a S.C. Mangueira participou de 11 campeonatos cariocas, 1909, 1912 e 1913 e de 1917 a 1924.

No dia 30 de maio de 1909, no campo da Rua Voluntários da Pátria, o Mangueira sofreu a sua pior humilhação, que colocou o time no “Livro dos Recordes”, Botafogo 24 X 0, sendo a maior goleada em campeonatos regionais, de todos os tempos.

O uniforme da S.C. Mangueira era camisa listrada na vertical vermelha e preta e calções brancos. A melhor colocação aconteceu em 1913 e 1917, quando terminou em oitavo lugar, dentre 10 participantes. Após uma seqüência de insucessos, a agremiação decidiu abandonar a competição em 1921. (Pesquisa: Nilo Dias)


Paysandu Cricket Club, campeão carioca de 1912. (Foto: Divulgação)