Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 17 de março de 2019

Os 100 anos do Marcílio Dias

Hoje mais um clube entra no seleto grupo de “centenários”. Trata-se do Clube Náutico Marcílio Dias, da cidade catarinense de Itajaí. O clube nasceu no distante dia 17 de março de 1919, por iniciativa de três amigos, Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra.

Eles comungavam da mesma ideia, de fundar um clube náutico em Itajaí, e esta se tornou realidade em reunião realizada na Sociedade Guarany, na noite de 17 de março, que contou com a presença de mais de 80 pessoas.

O nome foi aprovado por aclamação, em homenagem ao bravo marinheiro gaúcho morto na Guerra do Paraguai. Por várias décadas acreditou-se que o clube teria sido fundado em 19 de março e somente após a descoberta da ata de fundação é que foi averiguado que a data correta em que o “Marinheiro” nasceu era 17 de março de 1919. Com a descoberta, o clube passou a comemorar seu aniversário oficialmente em 17 de março.

O Marcílio Dias foi o quarto clube náutico a ser fundado em Santa Catarina. Antes, já existiam Riachuelo, Martinelli e Aldo Luz. As cores vermelho e azul foram adotadas em homenagem aos dois grandes clubes náuticos da capital , Riachuelo, azul e Martinelli , vermelho.

O primeiro presidente do clube foi o jornalista Mascarenhas Passos, que no dia 16 de abril de 1919 enviou através de uma carta ao Governador do Estado, doutor Hercílio Luz, a comunicação da criação do clube:

“Cumprimos o grato dever de levar ao conhecimento de Vossa Excelência que no dia 17 de março próximo findo foi fundado nesta cidade o Club Náutico Marcílio Dias, cujos fins são proporcionar à mocidade exercícios de natação, remo, gymnastica, tênnis e outras diversões compatíveis com sua cultura physica”.

O Clube Náutico Marcílio Dias faz seus jogos no “Estádio Doutor Hercílio Luz”, com capacidade para 6.010 pessoas e conhecido por “Gigantão das Avenidas”, por se localizar estar entre as Avenidas Sete de Setembro e Coronel Marcos Konder, no centro de Itajaí. A sua sede fica junto ao estádio, na Rua Gil Stein Ferreira.

A primeira atividade do clube foi o remo, quando comprou duas yoles, embarcações pequenas usadas na prática de remo, que levaram os nomes de “Yara” e “Yarê”. Uma briga para a definição das madrinhas das embarcações acabou afastando alguns membros da entidade,  que então criaram o Clube Náutico Almirante Barroso, que se tornou o maior adversário da história do Marcílio Dias.

Em pouco tempo, as atividades desportivas do clube foram sendo ampliadas, principalmente depois da inauguração da Praça de Esportes Dr. Hercílio Luz, em 1921. 

Foram incorporados water-polo, natação, atletismo, tênis, vôlei, basquete, futebol de salão e, por fim, o futebol de campo. Além das atividades desportivas, o clube organizou do começo da década de 1920 até a década de 1930 um grupo teatral amador, apresentando mais de 45 peças.

No remo, realizou sua primeira regata no dia 19 de julho de 1919, cujas embarcações “Yarê” e “Yara” se revezaram nas vitórias das duas primeiras provas disputadas, em homenagem às torcedoras e à municipalidade, respectivamente.

Poucos meses antes, em maio, o clube inaugurou o seu galpão na rua Fluvial, atual Avenida Coronel Eugênio Muller. No ano seguinte, em 1920, o Marcílio Dias ampliou seus horizontes e inaugurou um posto náutico na cidade de Blumenau.

Em 28 de março, uma delegação de marcilistas viajou de trem até Blumenau para participar da inauguração, o qual o clube Rubro-Anil chegou ao título estadual de remo em 1925.

Outra prática desportiva em que o Marcílio Dias se destacou foi o tênis, onde homens e mulheres começaram a praticar o esporte sob as cores marcilistas já em 1919. Sua primeira competição interestadual foi em 5 de outubro de 1919, contra o Brusquense, na cidade de Brusque. Ao todo, o clube venceu oito campeonatos de tênis, além de diversas taças e troféus.

No water-pólo o Marcílio Dias foi o precursor em Santa Catarina, introduzindo a modalidade em 1920. Outro esporte aquático praticado foi a natação. O basquete teve sua primeira quadra inaugurada em 1921.

Foram madrinhas do campo as senhoritas Dolores Palumbo, Diva Bornhausen e Grecelides Almeida. O primeiro jogo foi disputado por dois times femininos: o azul e o vermelho.

O futebol de salão também já foi praticado por atletas do Marcílio Dias, assim como o atletismo e a ginástica. Desde 2017, o clube possui equipe de handebol feminino em parceria com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí. Em 24 de março de 2018, o Marcílio Dias se reencontrou com suas origens ao anunciar a retomada das atividades no remo.

Apesar de criado com o propósito de fomentar o desporto náutico, desde o ano de sua fundação o clube possui equipes de futebol, como registram jornais de Itajaí, como “O Commercio”.

Já nos anos de 29 e 30 o clube atingiu um feito: 24 vitórias consecutivas. Em 1930, o Marcílio Dias conquistou seu primeiro vice-campeonato catarinense, de uma série de oito, ficando atrás apenas do Avaí.

A colocação das duas equipes se repetiu em 1944. Na final do campeonato, o primeiro jogo foi realizado em Navegantes, pois o “Estádio Doutor Hercílio Luz” passava por reformas. O Avaí venceu por 1 X 0.

Na segunda partida, o time da capital venceu por 4 X 3. Na época, o governador do Estado, Celso Ramos, era também presidente do Avaí. Na década de 60 o Marcílio Dias se tornou uma das maiores potências do Sul do país. De 1960 a 1962 amargurou mais três vice-campeonatos estaduais, perdendo para o Metropol, de Criciúma, nas finais. O mesmo se repetiu em 1967.

O principal título conquistado pelo clube em sua história foi o Campeonato Catarinense de Futebol de 1963, embora haja alguma controvérsia pois a “Taça Luíza Mello” não contou com a participação do Metropol.

O Marcílio também conquistou uma “Copa Santa Catarina” em 2007, e a “Recopa Sul-Brasileira” no mesmo ano. Entre outros feitos do “Marinheiro”, apelido do clube, estão um vice-campeonato do “1º Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol”, em 1962, um 40º lugar geral do “Campeonato Brasileiro de 1986”, um 3º lugar na divisão de acesso (equivalente a Série C) do “Campeonato Brasileiro de 1988”, semifinalista do “Torneio Mercosul de 1995” e oito vice-campeonatos Catarinenses.

Títulos conquistados. Regionais: Recopa Sul-Brasileira (   2007); Estaduais: C:ampeonato Catarinense (1963); Campeonato Catarinense - Série B   (1999, 2010 e 2013); Copa Santa Catarina (2007); Torneio Incentivo: (1980); Torneio 60 Anos da FCF (1984); Campeonatos Municipais da LID (1958-1960-1961-1962-1963); Campeonato Municipal da ASVI (1938); Campeonatos do Vale do Itajaí da ASVI/LEVI (1939-1944-1946); Torneios Início do Vale do Itajaí da ASVI (1944-1945); Torneios Início de Itajaí da LID (1952-1953-1955-1957-1959) e Torneio Itajaí – Joinville (1963). (Pesquisa: Nilo Dias)

Em pé: Joel I – Deco – Gilberto (Papai) - Zé Carlos – Antoninho - Joel II e Jorge Fernandes. Agachados: Rene – Idésio – Aquiles - Laranjinha e Maneca. Este time foi Supercampeão do Centenário em 1960.