Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Adeus hexa

Mais uma vez o sonho do hexacampeonato mundial foi por água abaixo. A seleção brasileira depois de um primeiro tempo primoroso caiu de produção na fase final, e perdeu de virada para a Holanda. Eu não me incluo entre aquelas pessoas que agora estão criticando o técnico Dunga, e lhe jogando por cima toda a culpa por mais um fracasso. E nem sei se tem algum culpado. Os jogadores se esforçaram ao máximo, mas não estavam jogando sozinhos, havia um adversário qualificado pela frente, que teve méritos para vencer.

O técnico não pode ser culpado pela falha do goliro e dos zagueiros no primeiro gol. Nem pela jogada infantil de Juan que colocou desnecessariamente para escanteio, uma bola que poderia ser facilmente mandada para a lateral. E nem pelo desequilibrio emocional de Felipe Melo. E muito menos pelos enganos do árbitro japonês, que não quiz marcar um pênalti claro em cima de Kaká.

O trabalho de preparação da seleção foi muito bem feito. Os jogadores convocados, talvez com a exceção de Ronaldinho Gaúcho que não foi chamado, era o que havia de melhor. O futebol espetáculo que muitos teimam em pedir, não existe mais e faz tempo. Os jogadores brasileiros que vão para a Europa perdem o estilo malabarista praticado no Brasil. Lá, eles tem que se adequar aos esquemas táticos de seus clubes, e acabam europeizados.

Não acho que Neymar e Ganso tivessem que ser chamados. A imprensa sensacionalista, é que insistiu com isso. Ganso estava “baleado”, como se diz na gíria futebolística e se recupera de uma cirurgia no joelho. E Neymar não tem físico para enfrentar jogadores fortes, como os que defendem a maioria das equipes que participam de um Mundial.

E não adianta mais chorar o leite derramado. O negócio é juntar os cacos e começar a preparação para 2014. Felipão está de volta, e só não será o técnico da seleção se não quiser. Não vejo nenhum outro que seja melhor que ele. E nem do que o próprio Dunga, que já anunciou a sua saída. A partir de agora ele é um técnico de ponta no futebol brasileiro, capacitado a dirigir qualquer clube, no Brasil ou no mundo.

Nenhum comentário: