Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Um pioneiro do rádio gaúcho

Morreu no sábado (7) o advogado Farid Germano, 88 anos, um dos pioneiros do jornalismo esportivo gaúcho em rádio, vítima de insuficiência cardiorrespiratória e enfisema pulmonar, doença que destrói as células do pulmão. Em 1944, ele narrou a primeira partida de futebol transmitida de fora do Estado, entre as seleções do Rio Grande do Sul e do Paraná, pela Rádio Gaúcha direto de Curitiba. Ele era também procurador aposentado do Tribunal de Contas do Estado.

Farid era filho de pais sírio-libaneses e nasceu em Cachoeira do Sul (RS). Mudou-se para a capital para cursar Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Simultaneamente ao período de faculdade, trabalhou como locutor das rádios, Gaúcha por três anos e Difusora, um, e foi parceiro de nomes como Maurício Sirotsky Sobrinho, Cândido Norberto, Ernani Behs e Luiz Mendes.

Farid Germano era irmão do ex-vice-governador do Estado Otávio Germano. Ele foi também vice-presidente do E.C. Cruzeiro de Porto Alegre, vice-presidente do Jockey Club, diretor da Federação Gaúcha de Futebol e advogado da Fundação Zoobotânica. Era viúvo havia dois anos de Carmen Germano, com quem foi casado por 60 anos e teve os filhos Cristina (falecida), Farid Germano Filho e Carmen.

O corpo foi velado na capela D do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, e o sepultamento aconteceu no domingo, 16 horas, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Uma missa em preito de saudade ao falecido será realizada na sexta-feira (13), na Igreja Sagrada Família, em Porto Alegre. (Pesquisa: Nilo Dias – Adaptada do site “Espaço Vital")

Nenhum comentário: