Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Avião do Green Cross achado 53 anos depois

Uma expedição de alpinistas encontrou os restos do avião Douglas DC 3, da Linhas Aéreas LAN,  em que viajava a equipe de futebol profissional chilena, do  Green Cross, que em 1961 se perdeu na “Cordilheira dos Andes”, ao Sul do Chile, se chocando contra as montanhas a 3.200 metros de altura.

Na noite do acidente, a delegação do clube chileno havia sido dividida em duas partes. A maioria não quis pegar uma viagem que tinha algumas escalas, e acabou esperando pelo segundo vôo, o do acidente.

No total, morreram 24 pessoas na tragédia, incluindo oito jogadores, o técnico da equipe e o fisioterapeuta. Eles faziam o trajeto entre Osorno e Santiago, depois de um jogo pela Copa do Chile, frente o Provincial Osorno, em 3 de abril de 1961.

O local, próximo à cidade de Linares, é diferente do qual se acreditava ter ocorrido o acidente há quase 54 anos. A descoberta se deu na chamada “Cordilera de Linares”, a 306 quilômetros de Santiago, segundo informou o vespertino “La Segunda”.

O avião está a mais de 3.200 metros de altitude e ainda conserva grande parte da fuselagem. Tem muito material espalhado pelo local, inclusive restos de ossos, disse o membro da expedição de alpinistas, Leonardo Albornoz.  

Na época, o acidente causou grande comoção em todo o mundo, mas a aeronave não foi encontrada, em que pese os esforços por encontrar seus restos.

O que se sabe de concreto é que os destroços do avião não se encontram no local onde todas as publicações oficiais pensavam.  Albornoz disse que o paradeiro exato do acidente não será revelado de momento, para evitar que se transforme em um circuito turístico e por respeito às famílias.

Existe o temor de que ao ser profanado o local, ainda se levem os restos da aeronave como troféus. Albornoz salientou que não pode ser esquecido que ali morreram pessoas e tem de se respeitar as famílias. Além disso, a região onde estão os destroços é de difícil acesso, com vários penhascos, gelo, rios e lagos.

Por enquanto as informações são muito desencontradas. Chegou a ser divulgado que alguns corpos foram resgatados e que tentativas posteriores não encontraram mais o local.

Existem também rumores da existência no local de caixas cheias com pedras, que serviram de caixões no momento em que se realizou o resgate e de outras situações confusas, que com o passar dos anos alimentaram este mítico acidente, convertendo-o numa mistura de história e lenda.

O Green Cross era um clube bastante antigo, tendo sido fundado em 27 de junho de 1916, na cidade de Santiago e participava na época do acidente da Primeira Divisão Chilena. Chegou a ser importante, tendo sido campeão chileno em 1945.

Em 20 de março de 1965, quatro anos depois do acidente, o time deixou Santiago e se fundiu com o Temuco, criando o Green Cross-Temuco. Porém, mais tarde, apenas o nome do segundo clube ficou, e hoje está na Segunda Divisão. (Pesquisa: Nilo Dias)

Time do Green Cross, em 1960. (Foto: Divulgação)

Os alpinistas Leonardo Albornoz e Lower Lopez, idealizadores da busca. (Foto: Jornal "La Segunda) 

Nenhum comentário: