Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 25 de março de 2018

Uma goleada para não ser esquecida

Imprensáveis 16 X 0 foi a goleada que o Internacional aplicou no Nacional, clube já extinto de Porto Alegrem, no distante dia 11 de agosto de 1912. O jogo foi válido pelo também já extinto Campeonato Municipal de Porto Alegre.

O Internacional buscava conquistar seu primeiro título de campeão da cidade, que não veio naquele ano, enquanto o Nacional ocupava a lanterna da competição, já tendo sofrido antes outros escores humilhantes: 6 X 0 do 7 de Setembro, 7 X 0 do próprio Internacional e 8 X 0 do Grêmio.

O Campeonato Municiopal de 1912 foi o primeiro a ter dois turnos. Esse jogo marcou a primeira rodada do returno. Como curiosidade, o Nacional havia sido fundado em 7 de agosto de 1909, sendo um dos fundadores da Liga de Foot-Ball Porto-Alegrense. 

As suas cores eram preto e branco e o escudo formado por uma chuteira tendo por cima uma bola e as iniciais SCN na extremidade. Seu campo ficava no arrabalde do Partenon, e por ser considerado muito distante, não era usado no campeonato. Por isso, seus jogos eram realizados na Baixada gremista.

No jogo dos 16 gols, o Internacional formou com Silla - Ávila e Scabillon. Flores - Kluwe e Pedro Chaves. Túlio - Galvão - Ribas - Lemos e Vares. O presidente do Internacional era Antenor Lemos.

O Nacional, apesar do nome, demonstrava em sua escalação forte influência alemã e italiana: Cabrera - Burgard e Frölich. Vieroski - Adolfo e Pedro. Dami - Vinhas - Júlio Grunewald - Alcides e Bagetta.

Claro que todo o mundo esperava uma vitória fácil do Internacional, que no primeiro turno já havia aplicado 7 X 0. Mas as expecctativas foram superadas em muito. O primeiro tempo terminou com o plcar em 7 X 0.

No segundo tempo foi bem pior. Mais nove gols, somando 16 X 0. Foi a primeira vez que o Internacional chegou a um placar de dois digitos. Lembro de outra vez, 14 X 0 no Ferro Carril, de Uruguaiana.

Os gols colorados foram marcados por Vares (4), Galvão (4), Pedro Chaves (3), Túlio (3), Kluwe e Scabillon. O Internacional estabelecia ali, em sua 23ª partida, um recorde que persiste até hoje.

Depois do jogo o Nacional entrou em uma crise sem volta. Duas semanas depois, levou 23 X 0 do Grêmio, também a maior goleada da história do rival. No final da temporada, o clube fechou suas portas para sempre.


O Sport Club Nacional foi fundado no dia 7 de agosto de 1909, no Bairro Partenon. O clube foi um dos fundadores da Liga Porto Alegrense de Foot-Ball (LPAF) em 1910, juntamente com 7 de Setembro, Grêmio, Internacional, Militar, Fussball e Frisch Auf.

Depois teve um outro Nacional, chamado de "Ferrinho", que não teve nada a ver com o time "saco de pancadaria". O Nacional foi fundado no dia 19 de setembro de 1937, como Departamento Desportivo da Viação Ferrea, por funcionários da Rede Ferroviária de Porto Alegre. Passou a se chamar Nacional Atlético Clube a partir de 1940.

Seu primeiro estádio foi o campo da Rua Arlindo. Com a má situação financeira do Fussball Club Porto Alegre, o Nacional adquiriu o Estádio da Chácara das Camélias por 178 mil cruzeiros, em 1942. O clube, que tinha as cores vermelha e preta, encerrou suas atividades em 1959, um ano após que outros clubes tradicionais da cidade, Renner e Força e Luz.

Uma curiosidade. Scabillon, que marcou um dos gols na goleada colorada de 16 X 0,  estreiou no Internacional nesse jogo. Atuou quatro vezes pelo Internacional. O zagueiro uruguaio no ano seguinte foi jogar em Bagé e acabou assassinado no dia 29 de outubro de 1913, naquela cidade, por Satyro Bittencourt, jogador do Guarany local. Sátiro jogou no Internacional em 1915. 

Outra curiosidade. Álvaro Ribas, ponteiro-esquerdo e um dos principais jogadores colorados foi esfaqueado pelo torcedor gremista, Manoel Costa, funcionário da Empresa Telefônica Rio-Grandense, durante a primeira briga que se tem conhecimento na história do clássico Gre-Nal. 

Foi no clássico de número 11, realizado no dia 4 de agosto de 1918, na Baixada. E Ribas, que levou uma facada de 15 centimetros no quadril direito, passou duas semanas hospitalizado e nunca mais conseguiu jogar.


O Grêmio vencia por 1 X 0, até os 43 minutos do primeiro tempo, quando estourou a primeira grande briga no clássico, após nove anos de sua primeira edição. 

Time do Internacional na goleada de 16 X 0, sobre o Nacional.

Nenhum comentário: