Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

domingo, 22 de julho de 2018

Morre presidente histórico do Farroupilha de Pelotas

Morreu neste domingo, em Pelotas, o coronel Ewaldo José Lebarbechon Poeta, histórico dirigente do Grêmio Atlético Farroupilha. O extinto era catarinense de Laguna, onde nasceu em 5 de março de 1927. Poeta começou a carreira militar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN,) onde, em 1951 foi declarado aspirante a oficial do Exército Brasileiro.

Em 1952 começou as suas funções militares no 9° Regimento de Infantaria, em Pelotas. Durante mais de 25 anos prestou o serviço militar, quando, em 1976, foi alçado ao posto de coronel da reserva. 

Possuidor de uma vasta formação acadêmica, além do curso militar da AMAN, obteve três graduações pela Universidade Federal de Pelotas: Bacharelado em Direto e História e Licenciatura Plena em História.

Apaixonado por futebol, e em especial pelo Grêmio Atlético Farroupilha, dedicou grande parte de sua vida ao clube do bairro Fragata. Chegou a presidência do clube pela primeira vez em 1964. Em 1973 retornou ao comando do clube, onde permaneceu até 1990.

Mas foi em 1994 que o coronel Poeta assumiu para não mais abandonar o comando do seu clube de coração, permanecendo até pouco tempo atrás como o comandante máximo. Ultimamente era o Presidente de Honra do clube.

Sua história de amor e dedicação se confunde com a do tricolor do Fragata, onde se tornou peça fundamental para o funcionamento e a manutenção da existência da agremiação.

Oficial da reserva do Exército, ele carregou em seu nome a patente alcançada nas Forças Armadas, ficando conhecido como "coronel Poeta". Também foi professor universitário.

Eu conheci bem o coronel Poeta, de quem fui amigo. Cheguei a fazer parte de Diretorias do clube sob o seu comando, quando dirigi o Departamento de Futebol de Salão. Tratava-se de um homem de educação refinada, um gentleman, na acepção da palavra. A última vez que o vi foi em 1999, quando eu fazia parte da Diretoria do G.E. Gabrielense, quando de um jogo contra o Farroupilha, em Pelotas.

O velório ocorreu ao longo da tarde deste domingo na Capela A2, do Cemitério São Francisco de Paula, no bairro Fragata, o mesmo do Grêmio Atlético Farroupilha. O sepultamento aconteceu às 19 horas. Ele também foi homenageado pelo Exército.

Em 17 de novembro do ano passado o coronel Poeta foi um dos homenageados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), na passagem de seu centenário. O histórico dirigente teve o seu nome inserido na "Calçada da Fama", inaugurada naquela data. (Pesquisa: Nilo Dias)



Nenhum comentário: