Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

terça-feira, 12 de março de 2019

Morreu Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama

Morreu nesta terça-feira (12) Eurico Miranda,  ex-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade. Ele fora internado em estado grave ainda na manhã de hoje no “Hospital Vitória”, na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro, em decorrência de tratamento contra um câncer no cérebro descoberto em 2018.

O ex-dirigente cruzmaltino fazia um tratamento de radiologia, sendo que em uma das etapas do processo sofreu um derrame, que lhe deixou sequelas. Antes, ele já havia superado um câncer na bexiga e outro no pulmão.

Embora debilitado, Eurico nunca se afastou da política do Vasco, tanto que exercia o cargo de presidente do “Conselho de Beneméritos” do clube. Mas não vinha mais participando de eventos públicos, deixando de acompanhar os jogos em “São Januário”, algo que sempre foi recorrente e marcou sua passagem pelo clube.

Nas últimas aparições era visto quase sempre de cadeira de rodas e tinha dificuldades para falar.

Eurico Miranda era filho de portugueses, Álvaro e Alexandra, naturais do “Concelho de Arouca”, da "Grande Área Metropolitana do Porto", que, na década de 1930, emigraram para o Brasil, fugindo do regime de António Salazar.

Criado na zona sul do Rio de Janeiro, estudou no "Colégio Santo Inácio", em Botafogo, uma escola jesuíta frequentado por boa parte da elite carioca.

Acabou por ser convidado a se retirar do colégio por causa de brigas e por sempre ir com a camisa do Vasco por cima do uniforme, o que não era permitido.

Eurico formou-se em Fisioterapia e chegou a exercer a profissão antes de decidir ingressar na "Faculdade de Direito" da "Pontifícia Universidade Católica", do Rio de Janeiro.

Foi durante o "Curso de Direito" que Eurico, então com 23 anos, ingressou nas atividades administrativas do Clube de Regatas Vasco da Gama, sendo Diretor de Cadastro em 1967.

Eurico foi presidente do Vasco em dois períodos: de 2003 a 2008, e de 2015 a 2017. Também foi vice-presidente de futebol entre 1990 e 2002, tendo participado do período de maiores conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, a Copa João Havelange de 2000 e a Copa Mercosul de 2000.

Em 1990, Eurico decidiu se candidatar a deputado federal pelo PL, apesar de já ter o cargo de vice-presidente do Vasco da Gama. Não conseguiu ser eleito, mas nas eleições de 1994 voltou a se candidatar, agora pelo PPB, e conseguiu ser eleito para deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

Em 1998 foi novamente eleito, mas em 2001 foi pedida a cassação do seu mandato por efetuar uma operação de câmbio não autorizada. Eurico foi acusado de promover evasão de divisas do país. Apesar disso, Eurico voltou a concorrer nas eleições de 2002, porém não foi eleito, perdendo assim a imunidade parlamentar.

Em 2006, Eurico teve a sua candidatura indeferida pelo TRE do Rio de Janeiro. Segundo o argumento da juíza Jaqueline Montenegro, por falta de condições morais para exercer um mandato. Porém Eurico recorreu da decisão e no mês seguinte teve a sua candidatura confirmada pelo TSE.

Ao longo da sua vida pessoal e política, Eurico esteve sempre envolvido em processos judiciais contra si.

A morte provocou repercussão no mundo do futebol. Jogadores, técnicos, dirigentes e até desafetos de Eurico comentaram nas redes sociais.

"Faleceu agora há pouco o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, ele tinha um câncer no cérebro. Eurico foi um dos pouquíssimos amigos que fiz no futebol. Com certeza, sentirei falta de fumarmos um charuto juntos e dos bons papos que batíamos. Meus sentimentos à família", disse o ex-atacante Romário.

O ex-jogador e hoje comentarista Petkovic também se manifestou: "Lamento muito. É uma tristeza. Controverso sim, alguns gostavam e outros não, mas eu gostava dele."

O Clube de Regatas Vasco da Gama publicou nota oficial: “O Vasco da Gama cumpre o doloroso dever de comunicar, com profundo pesar, o falecimento do presidente do Conselho de Beneméritos e ex-presidente da Diretoria Administrativa, Eurico Miranda. A Diretoria Administrativa manifesta condolências aos familiares e amigos.”

O Clube de Regatas do Flamengo manifestou suas profundas condolências ao Clube de Regatas Vasco da Gama e a toda sua torcida pelo falecimento do ex-presidente e presidente do Conselho de Grandes Beneméritos, Eurico Miranda.

Meus sinceros sentimentos aos familiares do Grande Benemérito e ex-presidente do nosso Clube de Regatas Vasco da Gama, Eurico Miranda, por seu falecimento, disse Júlio Brant, seu adversário político no clube.

A Sociedade Esportiva Palmeiras também lamentou o falecimento de Eurico Miranda e desejou força aos familiares.

O Bangu Atlético Clube em nota oficial lamentou o falecimento de Eurico Miranda, ex-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama. “Registramos as nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e ao Vasco da Gama.”

O Sport Club Internacional foi outro clube a manifestar seu pesar pelo falecimento do histórico residente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. “Nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda torcida cruzmaltina”, publicou em sua página na Internet.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro lamentou o falecimento de Eurico Miranda e decretou luto oficial de três dias. (Pesquisa: Nilo Dias)


Nenhum comentário: