Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

sábado, 28 de setembro de 2019

Um clube amador de muita tradição

Na comunidade mais antiga de Candiota, o Seival, também foi onde nasceu a equipe de futebol amador mais longeva da região, o Grêmio Sportivo Santa Rosa. Fundado em 1921 o Santa Rosa teve sua primeira ata lavrada em 16 de junho de 1927, que estabelecia a composição de sua Diretoria.

Naquele dia foi eleito o presidente Floriano Rosa, que dividia o comando da instituição com o secretário João Marimom Júnior e o tesoureiro  José Torres.

A história do  clube é contada no livro “Dentro e fora das quatro linhas”. Essa administração de 1927 semearia  o sonho de edificar uma sede. E ali começava uma tradição no Seival. O clube Santa Rosa era ativo, promovia festa todo o mês, recebendo, inclusive, pessoas de outras cidades da região.

Seus adversários mais tradicionais eram o Rio Negro, de Hulha Negra, Luz e Ordem, de Pinheiro Machado, Guarany, de Bagé e até o Brasil, de Pelotas. O time das cores vermelha e branca era respeitado e tinha fama de jogar bonito.

Sem a sede social, destruída pelo tempo, pelo descaso e vandalismo, o time também estava desativado desde 2011. Na história de quase 100 anos esta é a segunda vez que o time é retomado.

Na década de 1950, por questões de ordem financeira, o clube eu leva o nome da padroeira da localidade, foi forçado a fechar as portas por um ano. Em 1954, por conta de sua reinauguração a Diretoria foi presenteada com um poema, atribuído a Cadmo Artisone, mesmo artista que imortalizou a equipe numa tela a óleo, que até hoje está desaparecida.

Há algum tempo a retomada da equipe vinha amadurecendo. Uma nova Diretoria foi formada, tendo como presidente o desportista Danglar Azambuja.
As traves foram doadas pela UTE Pampa Sul e as obras dos novos vestiários feitas com auxilio da comunidade.

O campo de futebol do Santa Rosa, em Seival foi doado por Floriano Brisolara da Rosa. É um terreno cercado de casuarinas e eucaliptos. Os lances principais são na goleira de baixo, na direção da caixa d'àgua e da estrada antiga de quem vem de Bagé, pela estrada antiga, passando pela Trigolândia, na Hulha Negra.

A primeira vinícola registrada do Brasil ficava na Campanha Gaúcha, fundada por José Marimon. A “Vinícola J. Marimon & Filhos” iniciou o plantio de seus vinhedos em 1882, na Vila do Seival, onde hoje fica o município de Candiota. Seus primeiros vinhos foram elaborados em 1886 e manteve-se em atividade por 88 anos. (Pesquisa: Nilo Dias)

Santa Rita, o time de futebol amador mais longevo da região de Candiota. (Foto: Jornal "Tribuna do Pampa", de Candiota-RS)


Esta foto do Grêmio Sportivo Santa Rita é de 5 de agosto de 1939. (Fonte:Arquivo de Geraldo Tiaraju Barbosa)

Nenhum comentário: