Boa parte de um vasto material recolhido em muitos anos de pesquisas está disponível nesta página para todos os que se interessam em conhecer o futebol e outros esportes a fundo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Grêmios vermelhos e Inter azuis

A dupla Gre-Nal faz o maior clássico do futebol brasileiro e um dos maiores do mundo. A rivalidade é enorme, muitas são as histórias que envolvem de tudo um pouco, até brigas eternas entre familiares.

O Rio Grande do Sul está dividido entre as cores vermelha e azul. Grêmios vermelhos? Sim. Existem. E aos montes. Normal. Mas um time com o escudo igual ao do Internacional nas cores azuis. Isto sim é bastante estranho.

Em nenhum outro Estado, a rivalidade entre dois clubes é tão forte. A ponto de fazer "Papai Noel" deixar de lado a roupa vermelha e patrocinadores abrirem mão do azul.

No final de 2014, o clássico gaúcho foi apontado pela revista inglesa “FourFourTwo” como um dos 10 maiores do mundo. Foi o único brasileiro incluído na lista.

Sei que tem gente fora do Rio Grande do Sul que não quer aceitar essa realidade. E aponta Vasco X Flamengo, Fla,engo X Fluminense, Palmeiras X Corinthians, Cruzeiro X Atlético como os maiores clássicos. Mas no fundo sabem que não são.

Pelos "pampas" a coisa é tão absurda, que torcedores dos dois lados preferem perder campeonatos, só para ver o adversário cair para a segunda divisão ou não classificar para torneios importantes, como a Copa Libertadores da América.

No Rio Grande do Sul e até mesmo em outros Estados da Região Sul, como Paraná e Santa Catarina, onde as torcidas de Grêmio e Internacional são grandes, tricolores e colorados se colocam em lados opostos em diversas situações.

Mas em 2015 a diretoria do Internacional surpreendeu com a iniciativa de destinar um espaço no Beira Rio para torcida mista no Gre-Nal do dia 1º de fevereiro, pelo “Gauchão”. Os torcedores, a partir de então, puderam ficar lado a lado, provando que são rivais, mas não inimigos.

A rivalidade entre tricolores e colorados é tanta que na década de 1980, quando a “Coca-Cola” patrocinava os principais times do futebol brasileiro, a multinacional teve de abandonar sua tradicional cor vermelha para estampar a camisa do Grêmio.

Até mesmo o “Papai Noel” dos tricolores é azul. Um caso parecido também aconteceu quando o Internacional passou a ser patrocinado pelo “Banco do Estado do Rio Grande do Sul” (Banrisul) no início dos anos 2000. É que a cor da marca do banco era azul. Uma agência chegou a se utilizar da cor vermelha para agradar os colorados.

Campos dos Goytacazes (RJ), município com tradição no futebol e que já revelou os campeões mundiais pela seleção brasileira Didi e Amarildo, é um dos locais onde existe um Grêmio “Vermelho”.

É isto mesmo. Na terra que é mais conhecida pela grande rivalidade entre Americano e Goytacaz, encontra-se um time amador que contraria a lógica.

O Grêmio Esportivo Custodópolis, fundado em 1967, tem as cores vermelha e branca, as mesmas do arquirrival do Grêmio de Porto Alegre, o Internacional. Uma afronta tanto para gremistas, quanto para colorados.

“Não estranho o Grêmio Esportivo Custodópolis utilizar a cor vermelha como referência, pois o termo “Grêmio” não é um substantivo próprio. O significado da palavra remete a um grupo que compartilha dos mesmos ideais. Portanto, a meu ver, o time chama-se “Custodópolis”.

Seguindo a ideia, o clube gaúcho corretamente rotula-se “Porto Alegrense”, defende o professor e escritor Cristiano Pluhar, sócio do Internacional, gaúcho radicado em Campos desde 2009.

O fato é comum se considerarmos que o termo Grêmio se refere a uma agremiação. Existem outros Grêmios vermelhos pelo Brasil afora, como o Grêmio Vesúvio, um time de bombeiros da mesma Campos; o Grêmio Paulista Futebol Clube, de Campinas (SP); o Grêmio da Boa Vista, de Italva (RJ); o Grêmio Ubaense, de São José do Ubá (RJ); o Grêmio Atlético Sampaio, de Boa Vista (RR).

E pelo Rio Grande do Sul afora também temos Grêmios para ninguém botar defeito: Grêmio Atlético Glória, de Carazinho, vermelho e branco; Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas, vermelho e preto; Grêmio Esportivo Gabrielense, de São Gabriel, vermelho e branco: Grêmio Santanense, de Santana do Livramento, vermelho e branco. E por ai vai.?

Já times com o nome de Internacional geralmente são vermelhos e brancos, casos dos Internacional, de Lajes (SC), de Bebedouro (SP), de São Borja (RS, de Santa Maria (RS), Internacional de Salvador (BA), Internacional de Rio Branco (AC), Internacional de Ajuricaba (RS), Internacional de Cuiabá (MT), Internacional de Laguna (SC), Internacional de Pato Branco (PR), Internacional de Santo Augusto (RS), Internacional de Bom Retiro do Sul (RS) e Internacional de Santa Rita (PB).


Mas tivemos também Internacional de cor azul, como o de Rosário do Sul. E preto e branco, como o de Limeira (SP). 


Este ano, o Nacional, do Uruguai, cometeu uma gafe no seu site ao divulgar informações sobre ingressos para a partida contra o Internacional pela Copa Libertadores da América. 

A venda exclusiva para sócios, na arte que mostrava os valores das entradas nos diferentes setores do "Estádio Gran Parque Central", o símbolo colorado estava na cor azul. O mesmo ocorreu em outra imagem, que dava instruções sobre a compra de ingressos.

E o que dizer do hino do Internacional que em uma parte diz assim: "Colorado de ases celeiro/Teus astros cintilam num céu sempre "azul"/Vibra o Brasil inteiro/Com o clube do povo do Rio Grande do Sul".

Mas o mais curioso é o Sport Club Ivoti, da cidade homônima Ivoti (RS), a “Cidade das Flores”, que tem cerca de 20 mil habitantes. Trata-se de um time amador, fundado em 6 de janeiro de 1953, campeão sul-brasileiro amador em 1996.

Em 2010, o Ivoti teve de mudar o escudo a pedido do Internacional. Porque tinha o distintivo muito parecido com o do Inter, mas com as cores azuis! Pode?



O Grêmio Esportivo Custodópolis, de Campos (RJ), joga de vermelho, enquanto o Sport Club Ivoti, de Ivoti (RS), já teve escudo semelhante ao do Internacional, mas com a cor azul (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: